A Biblioteca “Wanda de Aguiar Horta” foi criada juntamente com a Escola de Enfermagem da USP em 31 de outubro de 1942, tendo como patrona a Dra. Edith de Magalhães Fraenkel, fundadora da Escola, tendo como objetivo promover o acesso e incentivar o uso e a geração da informação, contribuindo para a qualidade do ensino, pesquisa e extensão na área da enfermagem e áreas afins.
Atende alunos, funcionários e docentes da Unidade e recebe visitas de pesquisadores, profissionais que atuam em hospitais, empresas, laboratórios, centros de informação, e escolas de enfermagem do país.
Possui instalação adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, instalada em um prédio com área construída de 551,42 m2, distribuída em 3 pavimentos, sendo que o acervo bibliográfico encontra-se no andar térreo e as salas de estudo em grupo e área administrativa no 1º e 2º andar.
Promover o acesso à informação, de forma ágil e eficaz, visando o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, por meio de programas cooperativos e de compartilhamento de recursos.
Manter o compromisso com a democratização do acesso à informação de forma equitativa, respeitando a ética e os valores humanos.
Ser reconhecida como Biblioteca modelo na geração e divulgação dos recursos informacionais na área de enfermagem.
A Biblioteca atende ao público em geral para consultas aos catálogos e acervo. Nosso acervo é especializado na área de enfermagem e ciências afins.
Informamos que possuímos guarda-volumes para armazenar seus pertences. Para receber a chave do armário, dirija-se ao balcão de atendimento.
Temos terminais para consulta aos catálogos, bases de dados e portais de revistas. Se você sentir dificuldades, solicite auxílio para um dos funcionários para orientá-lo.
Para localizar os materiais do acervo, é necessário que você obtenha a localização do material no DEDALUS (banco de dados bibliográfico da USP).
O acesso ao acervo é livre, mas apenas os alunos USP podem realizar empréstimos dos materiais bibliográficos. O empréstimo poderá ser renovado por até 3 vezes, através do DEDALUS, por telefone (11) 3061-7582, ou presencial no Balcão de Atendimento, desde que não haja reserva para outro usuário.
O usuário poderá fazer até 3 reservas de materiais, se não houver nenhum exemplar disponível no acervo. O atendimento será feito em ordem cronológica e a reserva permanecerá no balcão de empréstimo por 24 horas.
A não devolução do material no prazo estipulado implicará na suspensão do direito de empréstimo. Terá um dia de suspensão, por item atrasado, para cada dia de atraso, na devolução do material.
No caso de perda ou dano do material, o usuário deverá repor no prazo de 30 dias, e permanecerá suspenso até a reposição.
Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025
Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025
Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026
Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026
Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026
Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano