Suporte para pesquisadores

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Bolsas de pesquisa em enfermagem

Nesta página você encontra as informações sobre os programas de Pré-iniciação científica, Iniciação Científica e Tecnológica, Pós-doutorado, Pesquisador Colaborador e outras informações de suporte para pesquisa. 

Programas de Pesquisa na EEUSP

Na EEUSP existem quatro programas de pesquisa com objetivos e características distintas, destinados à formação de pesquisadores em diferentes níveis acadêmicos:

  • Pré-Iniciação Científica;
  • Iniciação Científica;
  • Pós-doutorado;
  • Pesquisador Colaborador.

Conheça cada um deles a seguir!

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O Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em laboratórios e grupos de pesquisa da USP.

Resoluções relacionadas:

 

Inscrições: das 08h30 do dia 02/05/2022 até o dia 19/05/2022

As inscrições de propostas devem ser realizadas pelo docente (responsável pelo projeto) mediante o preenchimento de formulário específico no SISTEMA ATENA.

O objetivo do Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP (IC/ICT) é propiciar aos alunos de graduação a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa, sob orientação de um docente, pós-doutorando ou pesquisador colaborador da USP com título de doutor.

O programa de IC/ICT é regulamentado pelas seguintes resoluções:

Acesse o Guia para Iniciação Científica e Tecnológica elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa.

Se quiser conhecer nossos alunos de Iniciação Científica, clique aqui!


Edital Vigente

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pelo orientador no Sistema Atena das 08h30 de 02/05/2022 até o dia 19/05/2022.

Recomendamos não cadastrar projetos que não vão concorrer às bolsas (outros fomentos ou voluntários) durante o período de inscrições.

As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda).

OBSERVAÇÃO: aluno cuja bolsa se encerra em 31/08/2022 e queira pleitear nova bolsa deve obedecer a esta mesma data de inscrição.

Edital PIBIC – 2022/2023 – programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes do ensino superior.

Edital PIBITI – 2022/2023 – programa que visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Vigência da Bolsa: 01/09/2022 a 31/08/2023

Valor da Bolsa: R$ 400,00/mês

Projeto resumido

A Comissão de Pesquisa da EEUSP recomenda que o projeto de pesquisa tenha entre 5 e 10 páginas.

Orientadores Pós-doutorandos

No caso de orientadores pós-doutorandos, o prazo para finalização do programa de pós-doutorado deve ser maior ou igual ao da vigência da bolsa de Iniciação Científica (31/08/2023).

Os interessados em inscrever seus projetos deverão solicitar à Comissão de Pesquisa da EEUSP o acesso ao Sistema Atena. Após liberação do acesso, o pós-doutorando deverá cadastrar sua senha no link https://uspdigital.usp.br/atena/, “Primeiro Acesso” do menu “Acesso Restrito”.

Relatórios

O Relatório Parcial deve ser apresentado após os primeiros 6 (seis) meses de vigência do projeto e o Relatório Final após os 6 (seis) meses restantes, na conclusão do projeto.
Prazos e orientações para entrega de Relatórios Parcial e Final de Iniciação Científica PIBIC e PIBITI/CNPq no Sistema Atena (VIGÊNCIA 01/09/2022 a 31/08/2023)

Documentação do RELATÓRIO PARCIAL
Relatório Parcial com, no máximo, 15 páginas, contemplando: introdução, objetivos, metodologia, resultados parciais, análises, conclusões parciais e referências (arquivo em “pdf”). Parecer de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética, se aplicável. Entregar em até 15 dias após concluir 06 meses de bolsa, ou a qualquer momento, no caso de cancelamento de bolsa com a respectiva justificativa do cancelamento.

Documentação do RELATÓRIO FINAL
Relatório Final no formato de artigo científico ou com, no máximo, 25 páginas, contemplando: introdução, objetivos, metodologia, resultados, análises, conclusões e referências (arquivo em “pdf”). Entregar em até 15 dias após concluir 12 meses de bolsa, ou a qualquer momento, no caso de cancelamento de bolsa com a respectiva justificativa do cancelamento.

Substituição de Bolsista

O orientador deve encaminhar à Comissão de Pesquisa (via e-mail edipesq@usp.br) os seguintes documentos:

  1. Carta de solicitação de substituição do bolsista com a justificativa do motivo;
  2. Histórico Escolar do novo bolsista;
  3. No caso de reprovação no Histórico Escolar, apresentar a justificativa da escolha do aluno (máximo de 1 reprovação).

O NOVO bolsista deve ter o Currículo Lattes atualizado e conta corrente (pode ser conta universitária) no Banco do Brasil. É necessário que o aluno insira o número da conta corrente no Sistema JúpiterWeb (se aluno USP) ou informar ao Serviço de Pesquisa (se o aluno for de outra instituição).

O bolsista SUBSTITUÍDO deve entregar o Relatório Parcial da Pesquisa e o seu Orientador deve inseri-lo no Sistema Atena para análise da Comissão de Pesquisa.

Cancelamento de Bolsa

O orientador deve encaminhar à Comissão de Pesquisa (via e-mail edipesq@usp.br) a solicitação de cancelamento do bolsa com a justificativa do motivo.
O bolsista deve entregar o Relatório das Atividades de IC desenvolvidas e o seu Orientador deve inseri-lo no Sistema Atena para análise da Comissão de Pesquisa.
O bolsista que não apresentar o relatório deve devolver ao CNPq, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) e para isso é necessário emitir a Guia de Recolhimento – CNPq e, após o pagamento da Guia, entregar cópia do comprovante no Serviço de Apoio à Pesquisa.

O Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa, realizado nas Unidades USP, por portadores de título de Doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade. O candidato deverá contatar um professor da EEUSP da sua área de interesse que será responsável pelo Programa de Pós-Doutorado (ver Grupos de Pesquisa da EEUSP).

A solicitação de programa de pós-doutorado deverá ser encaminhada à Comissão de Pesquisa e Inovação da EEUSP (CPqI/EEUSP) pelo Supervisor, que deve possuir título de Doutor e ser docente ativo da USP ou possuir credenciamento e Termo de Colaboração ou adesão válido durante todo o período do Plano de Trabalho como Professor Sênior, Professor Colaborador, Professor Visitante ou Pesquisador Colaborador.

A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições, sendo vedada a utilização de recursos orçamentários da EEUSP:

I – se for financiada por bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente;

II – se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa;

III – sem bolsa, a critério da Comissão de Pesquisa.

Para a situação prevista no inciso III do artigo 3º, o Pós-Doutorado poderá ser desenvolvido em tempo parcial, com tempo mínimo de dedicação de 20 horas semanais, desde que aprovado pela CPq.

Duração do Programa: o período máximo de vinculação do pós-doutorando com o mesmo Plano de Trabalho é de 5 anos.

Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas e apresentar relatório final aderente ao Plano de Trabalho, aprovado pelo Supervisor e pela CPqI.

O Programa deve atender aos requisitos da Resolução CoPq Nº 7406, de 03 de outubro de 2017.

 

Inscrição

Solicitação: em qualquer época do ano (fluxo contínuo).

Prazo para análise: o prazo médio para análise pela CPqI é de aproximadamente 45 dias.  A documentação impressa deve ser protocolada junto ao Serviço de Apoio a Pesquisa. Enviar cópia em PDF do Plano de Trabalho + Projeto de Pesquisa (arquivo único) e comprovante do Comitê de Ética (se aplicável) para o e-mail edipesq@usp.br

Documentação necessária 

IFormulário de Inscrição (arquivo)

II – Carta de encaminhamento da solicitação do Programa de Pós-Doutorado, assinada pelo supervisor, justificando a contribuição que o desenvolvimento do projeto
proposto e a formação prévia do(a) candidato(a) trarão ao grupo de pesquisa junto ao qual se realizará o pós-doutoramento.

III – Plano de Trabalho e Projeto de Pesquisa (arquivo único).

a) Plano de Trabalho: o detalhamento de todas as atividades a serem desenvolvidas pelo Pós-doutorando, com justificativa e cronograma de execução. O Plano de Trabalho deverá conter atividades que disseminem os resultados da pesquisa e promovam a interação com os corpos docente e discente da Unidade e ser aprovado e assinado pelo Supervisor.

b) Projeto de Pesquisa: documento elaborado para articular e organizar a proposta de pesquisa, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução. O Projeto de Pesquisa deve estar obrigatoriamente incluído no Plano de Trabalho. 

Formatação do Projeto de Pesquisa – máximo de 20 páginas, espaço 1,5 e letra Times New Roman tamanho 12, contendo: resumo, introdução e justificativa, objetivos, metodologia, resultados esperados,
cronograma de execução e referências. O projeto de pesquisa poderá ser apresentado em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Os projetos em língua inglesa ou espanhola deverão conter título e resumo em português.

IV – Cópia do Protocolo de submissão do projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa registrado na CONEP, se o projeto envolver seres humanos (após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética, o Parecer de Aprovação do Projeto deve ser inserido no Sistema Atena).

V – Currículo Lattes do(a) candidato(a).

VI – Cópia do CPF.

VII – Cópia do RG. Para estrangeiros, RNE ou protocolo. Estrangeiros devem também enviar cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo. 

VIII – Cópia do comprovante do título de Doutor.

IXDeclaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual – preenchida e assinada pelo(a) canditato(a)

X – Se o supervisor for Professor Sênior, cópia do Termo de Colaboração com validade no período do Plano de Trabalho.

Documentos específicos de acordo com a modalidade do Programa

  • Pesquisador com bolsa (CAPES, CNPq, FAPESP e outros):

– Cópia do Termo de Outorga ou Aceitação da Bolsa.

  • Pesquisador com vínculo empregatício:

 Afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa:

Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, preenchido e assinado
pelas partes envolvidas.

– Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da publicação no Diário Oficial.

  •  Para Pesquisador SEM Bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa):

Termo de Compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

Prorrogação 

O Programa de Pós-Doutorado poderá ser prorrogado desde que a solicitação seja encaminhada à Comissão de Pesquisa no prazo de até 40 dias antes do término da vigência do programa.

Documentação necessária (a documentação deve ser inserida no sistema no formato PDF):

IFormulário de Prorrogação (arquivo);

II –  Justificativa do pedido de prorrogação, assinada pelo supervisor e pelo pós-doutorando;

III – Plano de Trabalho atualizado (atividades a serem desenvolvidas pelo pós-doutorando com justificativa e cronograma de execução + Projeto de Pesquisa). (arquivo único);

IV – Relatório das Atividades desenvolvidas no período do programa de pós-doutorado;

V – Cópia dos trabalhos publicados, aceitos ou enviados para publicação (arquivo único);

Observação: Estrangeiros devem enviar cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo.

Documentos específicos de acordo com a modalidade do Programa

  •  Pesquisador com Bolsa:

– Cópia do comprovante de prorrogação da Bolsa (Termo de Outorga ou outro documento da agência de fomento que comprove a prorrogação da bolsa).

  • Pesquisador com vínculo empregatício:

– Afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa:

Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, preenchido e assinado pelas partes envolvidas;

Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da publicação no Diário Oficial.

  • Pesquisador sem bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa):

Termo de Compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

Conclusão

O relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência, mesmo sem o parecer da agência de fomento (quando for o caso). Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será
encerrado e o atestado não será emitido. Confere-se o direito à Unidade de não fornecer atestado de pós-doutorado caso o relatório seja considerado insuficiente. A documentação deverá ser inserida no Sistema Atena pelo Supervisor dentro dos prazos estipulados pela CPq. Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas. Documentação necessária (a documentação deve ser inserida no sistema no formato PDF): 

IFormulário de Conclusão (arquivo)

II – Relatório das atividades desenvolvidas junto ao grupo de pesquisa do supervisor; Comprovantes das atividades desenvolvidas junto ao grupo de pesquisa do supervisor; Relatório Final da pesquisa, na forma de artigo científico, e o
comprovante de submissão/publicação do artigo; e Cópia de publicação(ões) científica(s) referente(s) ao projeto desenvolvida(s) em coautoria com o supervisor (arquivo único de, no máximo, 2 MB).

III – Parecer do supervisor sobre o desempenho e a contribuição do pós-doutorando para o grupo de pesquisa (impresso).

  • Pesquisador com Bolsa

– Cópia do parecer da assessoria científica fornecida pela agência de fomento OU por órgãos que não são de fomento à pesquisa.

 

Capacitação didática em atividades do curso de graduação

Durante o programa de pesquisa, os pós-doutorandos regularmente admitidos e inscritos no sistema Atena poderão participar de capacitação didática em atividades dos cursos de graduação, sob supervisão de docente da
Universidade. A carga horária das atividades dos pós-doutorandos nos cursos de graduação não poderá exceder 8 (oito) horas semanais, devendo ser observadas, também, as regras pertinentes da entidade financiadora da bolsa do pós-doutorando, quando for o caso.

Entende-se por capacitação didática em atividades dos cursos de graduação a atuação dos pós-doutorandos em:

I – aulas práticas, seminários e aulas de exercícios;

II – orientação de grupos de estudos e discussão de casos
clínicos;

III – aplicação de provas, exames e trabalhos;

IV – supervisão da aprendizagem dos estudantes, tutoria ou
orientação de graduandos, inclusive em trabalhos de conclusão de curso;

V – atividades de campo e viagens didáticas;

VI – preparação de material didático.

Inscrição  

A inscrição deve ser realizada no início de cada semestre (é permitida somente uma capacitação didática por semestre).

Documentação

Ficha de Inscrição e Check List – Capacitação Didática

Orientações para Capacitação Didática em Atividades do Curso de Graduação em Enfermagem

O Programa Pesquisador Colaborador, criado em 06 de outubro de 2017, tem por objetivo permitir que pesquisadores experientes, vinculados ou não a outra instituição, possam colaborar com a pesquisa científica da Universidade de São Paulo, conforme Resolução CoPq Nº 7.413, de 06 de outubro de 2017.

Para participar do Programa na EEUSP, o candidato deverá contatar um professor da EEUSP da sua área de interesse (ver Grupos de Pesquisa da EEUSP), para envio da proposta de pesquisa.

O pedido de participação no Programa deverá ser formulado por docente USP, submetido à aprovação do Departamento a que o Pesquisador Colaborador estará vinculado e após à Comissão de Pesquisa para análise. São aceitos candidatos da USP e de outras Universidades que possuam título de Doutor de qualquer Instituição, nacional ou internacional. 

Obs.: Inscrições de candidatos que não possuam título de doutor poderão ser consideradas mediante solicitação da Comissão de Pesquisa ao Departamento e à Congregação da Unidade.

A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições: 

I – se for financiada por quaisquer fontes de financiamento;

II – se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa;

III – sem financiamento, a critério da Comissão de Pesquisa ou Conselho Deliberativo do Museu, Órgão de Integração ou Órgão Complementar.

O período máximo de vinculação do pesquisador colaborador com o mesmo projeto de pesquisa é de 5 (cinco) anos. Caso o período de permanência seja superior a 12 meses, um relatório ao final do primeiro ano será considerado requisito para a extensão do período de permanência.

 

Inscrição

Período: Fluxo contínuo.

Prazo para análise: o prazo médio para análise pela CPq é de aproximadamente 45 dias.

Documentação necessária

I – Formulário de Inscrição (assinado pelo Pesquisador Colaborador e pelo Supervisor).

II – Carta de encaminhamento da solicitação do Programa Pesquisador Colaborador, assinada pelo supervisor, justificando a contribuição que o desenvolvimento do projeto proposto e a formação prévia do(a) candidato(a) trarão ao grupo de pesquisa junto ao qual se realizará o Programa Pesquisador Colaborador.

III – Cópia do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido (máximo de 20 páginas, espaço 1,5 e letra Times New Roman tamanho 12, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução com justificativa de carga horária). O projeto de pesquisa poderá ser apresentado em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Os projetos em língua inglesa ou espanhola deverão conter título e resumo em português, impresso e em arquivo PDF para edipesq@usp.br.

IV – Plano de Trabalho a ser executado pelo Pesquisador Colaborador, contendo o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas, com justificativa e cronograma de execução –  impresso e em arquivo PDF para edipesq@usp.br.

V – Cópia do Protocolo de submissão do projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa registrado na CONEP, se o projeto envolver seres humanos (para implementação do programa, o candidato deverá entregar cópia da carta de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética).

VI – Currículo Lattes atualizado do(a) candidato(a), com dados dos últimos 5 anos.

VII – Cópia do CPF.

VIII – Cópia do RG – Para estrangeiros, cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil e cópia do RNE ou protocolo.

IX – Cópia do comprovante do Título de Doutor.

X – Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual

XI – Termo de Adesão – Pesquisador Colaborador 

XII – Supervisor Professor Sênior, cópia do Termo de Colaboração com validade no período do Plano de Trabalho.

  • Para Pesquisador COM Bolsa

– Cópia do Termo de Outorga ou Aceitação da Bolsa, impressa e em arquivo PDF para edipesq@usp.br.

  • Para Pesquisador COM Vínculo Empregatício

Afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa:

– Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora

– Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da  publicação no Diário Oficial (documento a ser entregue pelo pós-doutorando após aprovação do programa).

  •   Para Pesquisador SEM Bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa da EEUSP

– Termo de Compromisso de Pesquisador Colaborador – Modalidade sem bolsa, preenchido e assinado pelos interessados (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa). Não será aceito formulário preenchido parcialmente.

– Parecer do relator indicado pelo Departamento. 

– Aprovação do Conselho do Departamento.

Renovação

A participação no Programa de Pesquisador Colaborador poderá ser renovada mediante apresentação de nova documentação até 40 (quarenta) dias antes do término da vigência do programa.

Conclusão

O Pesquisador Colaborador deverá apresentar um relatório das atividades realizadas, a ser aprovado pelo docente proponente.


 

Coleta dados

Coleta de dados na EEUSP

Para realizar coleta de dados nas dependências da EEUSP ou com os membros da comunidade da EE (alunos, professores, pesquisadores e funcionários), o pesquisador deve solicitar autorização. 

A solicitação de autorização para realizar coleta de dados na EEUSP deve ser encaminhada via e-mail edipesq@usp.br, para análise da Comissão de Pesquisa e Inovação.

Documentos necessários:

1. Formulário para protocolo de Projeto de Pesquisa;

2. Carta solicitando autorização para realização de coleta de dados dirigida à Diretoria da EEUSP, assinada pelo pesquisador responsável e orientador/supervisor, incluindo a finalidade da pesquisa, o público alvo e os procedimentos para realização da coleta de dados;

3. No caso de pesquisa online, apresentar a carta convite para participação na pesquisa, com o link do formulário e o contato do pesquisador responsável;

4. Projeto de Pesquisa em português em até 20 páginas (não serão contabilizados capa, referências, anexos e apêndices);

5. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de acordo com a Resolução 466/2012, quando aplicável;

6. Para pesquisador externo, apresentar o comprovante de aprovação do projeto pelos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas, proponente e coparticipante(s), registrados na CONEP, quando aplicável;

7. Cópia do Termo de Outorga e Aceitação de Auxílios ou Bolsas de agência de fomento, se aplicável;

8. Link do Currículo Lattes do pesquisador responsável, caso o pesquisador seja externo à EE.

Consulte o Fluxograma de análise de solicitação de coleta de dados na EE.

Observação: no caso de pesquisa online, a carta convite para participação na pesquisa será divulgada uma única vez.

Assessoria Estatística

A EEUSP oferece apoio de um estatístico para auxiliar os docentes, funcionários e alunos desta Escola no delineamento do plano de análise de dados e interpretação de resultados de pesquisas.

Local de Atendimento: EEUSP, 3º andar, sala 317
Telefone: (11) 3061-8863
E-mail: estat-ee@usp.br

 Para agendar seu horário, preencha o formulário disponível em https://appt.link/estatistica-eeusp

Profissionais de saúde analisando dados estatísticos

Gerenciamento de Grupos de Pesquisa

Para cadastrar ou atualizar Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq), o pesquisador deverá seguir os procedimentos descritos na Portaria PRP 648/2018 de 22 de junho de 2018, que institui novos procedimentos para criação e atualização de Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (Lattes/CNPq).

Consulte também o Ofício Circular 006/2018/PRP – 22 de junho de 2018 – Criação de Grupos de Pesquisa no Diretório do CNPq

Mais informações sobre o Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq clique aqui: Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil-CNPq.

Conheça os grupos de pesquisa da EEUSP, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq na Página dos Grupos de Pesquisa da EEUSP.

 

diretório grupo de pesquisa
financiamento

Financiamento para Pesquisa

Qualquer pesquisa realizada envolve custos que variam de acordo com a complexidade dos procedimentos metodológicos necessários para o alcance dos objetivos do estudo. 

Existem várias instituições ou agências que financiam pesquisas científicas, mundialmente. Essas entidades podem ser Conselhos de Pesquisa, Entidades Filantrópicas, Agências nacionais e Órgãos governamentais. 

No Brasil, o financiamento para pesquisa pode ser obtido por meio de instituições ligadas, direta ou indiretamente, aos órgãos ministeriais, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por exemplo; por agências estaduais de fomento, as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAP), como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); por empresas privadas (como o Fleury, por exemplo). para pesquisadores da Universidade de São Paulo, há também o financiamento institucional, obtido por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI)

O pesquisador pode buscar por financiamento  para pesquisa de duas formas: 1) diretamente no website das agências ou órgãos de fomento, onde são divulgadas chamadas e editais; 2) em sistemas buscadores, como o PIVOT, EURAXESS, 100 places to find funding for your research, Grants.gov, dentre outros. 

A USP disponibiliza o acesso gratuito à plataforma PIVOT para toda sua comunidade acadêmica. Nela, o pesquisador pode buscar editais de fomento, abertos ou previstos, específicos para sua área de pesquisa, além de outras facilidades. 

Chamadas e editais abertos 

Como aplicar para captação de recursos

Uma proposta de aplicação para fomento consiste na submissão de um projeto para captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de pesquisa. Usualmente, a captação de financiamento é um processo desafiador para o pesquisador. Quando os recursos são escassos, a captação de fomento torna-se bastante competitiva, requerendo do pesquisador grande habilidade para redigir uma proposta que realmente demonstre o mérito científico e o impacto esperado.  Durante a aplicação, é importante que o pesquisador se empenhe para construir propostas que notadamente evidencie os motivos pelos quais deve receber o recurso. 

Atualmente, existem cursos e instrutivos que falam sobre como escrever propostas para captação de fomento. Do mesmo modo, existem empresas que apoiam o pesquisador na redação de propostas atrativas e competitivas. 

Leia um pouco mais sobre os princípios básicos para planejar e redigir propostas de captação de fomento, clicando aqui: Planning and Writing a Grant Proposal: The Basics

Suporte para Ciência Aberta

A USP possui inúmeras iniciativas de Ciência Aberta, das quais os pesquisadores da EEUSP podem fazer uso. Essas iniciativas podem ser acessadas no Portal de Ciência Aberta, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. 

Consiste no compartilhamento de equipamentos entre pesquisadores da instituição e de fora dela, favorecendo a ampliação do uso de recursos para o avanço científico.

Fomenta a adoção de Boas práticas científicas e reprodutibilidade na ciência, que é um dos princípios básicos do método científico

É a interação da ciência com a sociedade para a resolução de problemas do cotidiano. Há vários canais de comunicação da universidade com a sociedade na USP usados como estratégias de aproximação e disseminação do conhecimento científico:

Em relação aos conteúdos específicos da EEUSP, apresentamos os seguintes canais:

Disponibilidade gratuita aos resultados de pesquisas e demais recursos acadêmicos. A USP oferece acesso a coleções científicas e acadêmicas produzidas por sua comunidade por meio de bibliotecas (físicas e digitais) e portais. 

Existem vários periódicos de Enfermagem e Saúde em acesso aberto que apresentam resultados de pesquisas cientificas em diversas áreas, disponíveis no portal Scielo e no portal de periódicos da Capes, dentre elas a Revista da Escola de Enfermagem da USP (REEUSP)

Na plataforma Coursera é possível fazer vários cursos de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades em pesquisa científica, incluindo vários cursos oferecidos por professores da USP. Saiba mais clicando aqui.

ciencia aberta
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Outras informações sobre pesquisa para pesquisadores

O ORCID é um código alfanumérico que identifica pesquisadores e vincula sua produção acadêmica de modo exclusivo. Em sua plataforma é possível pesquisar autores e sua produção bibliográfica. Atualmente, esse código é exigido dos pesquisadores durante o processo de submissão de manuscritos para publicação em periódicos. O pesquisador também pode inserir suas informações acadêmico-científicas em sua área. Mais informações e registro em https://orcid.org/

A Plataforma Lattes é uma iniciativa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que disponibiliza informações de Pesquisadores, Grupos de Pesquisa e de Instituições. Na plataforma, os pesquisadores podem cadastrar seus currículos e lá disponibilizar suas informações acadêmicas que ficarão disponíveis para visualização em acesso aberto. Trata-se do currículo acadêmico de estudantes, professores e pesquisadores e é atualmente adotado por diversas instituições de ensino, de pesquisa e de financiamento no país. Se você ainda não tem um currículo lattes, clique aqui. Você pode buscar currículos de pesquisadores e atualizar o seu a qualquer tempo.

O Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq é uma plataforma de grupos de pesquisa (científica e tecnológica) em atividade no país. No Diretório é possível encontrar informações sobre os grupos de pesquisa existentes, os pesquisadores (estudantes, técnicos e pesquisadores), as linhas de pesquisa, as áreas de conhecimento e a produção desenvolvida. Os grupos cadastrados no diretório devem estar vinculados à Instituições Brasileiras de Ensino Superior. É possível buscar os grupos cadastrados na plataforma e acessar o diretório para verificar informações sobre o grupo que participa ou atualizar as informações do grupo. Na USP, os grupos só podem ser criados por professores permanentes em efetivo exercício.

O desempenho acadêmico de pesquisadores e instituições tem sido considerado com um dos indicadores de avaliação em pesquisa. Por meio de plataformas especificas você pode buscar o seu desempenho acadêmico, o desempenho de outros pesquisadores ou instituições e de áreas de concentração, mundialmente.

Na USP, o desempenho acadêmico-científico de docentes pode ser verificado por meio da plataforma WeR-Usp.  A plataforma de pesquisa disponibiliza informações sobre seus pesquisadores, sua produção intelectual e inovação tecnológica. 

Na plataforma SCival  é possível buscar informações sobre o desempenho acadêmico de um pesquisador, de uma área ou de uma instituição, à partir de indicadores de pesquisa utilizados atualmente, e realizar comparações com outras instituições (nacionais ou internacionais).

Informações

Secretaria do Comitê de Ética em Pesquisa

Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025

Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025

Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025

Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024

Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024

Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano