Junte-se a nós

A cultura de colaboração cientifica tem sido cada vez mais estimulada pela sua capacidade de fomentar o avanço da ciência e o crescimento. De acordo com a UNESCO, a colaboração acadêmico-científica, pautada na ciência aberta, é um acelerador científico.  

Colegas de trabalho se cumprimentando em colaboração

Colaboração em Pesquisa

A colaboração em pesquisa pode acontecer por meio de cooperação acadêmico-científica entre dois ou mais pesquisadores ou por meio das redes de pesquisa.

As Redes de Pesquisa se constituem em um agrupamento de pesquisadores de diversas instituições, usualmente internacionais, que se dedicam à investigação de temas específicos de pesquisa. As Redes de Pesquisa tem como objetivo acelerar a produção do conhecimento cientifico por meio do intercâmbio de informações, unificação de competências diversificadas e de esforços direcionados a um propósito comum. 

De acordo com Cassiane e colaboradores (2016), as redes representam uma excelente estratégia para fomentar o avanço da assistência de enfermagem, gestão, pesquisa, informação e educação, pois oportunizam a  comunicação, a articulação e a cooperação entre indivíduos ou grupos interessados no desenvolvimento da profissão e da ciência da Enfermagem. A cooperação técnica pode acontecer em âmbito nacional ou internacional em diferentes áreas temáticas consideradas prioritárias para o desenvolvimento da Enfermagem e da atenção em Saúde de qualidade. A Organização Panamericana de SAúde incentiva as redes internacionais de enfermagem a promover a comunicação e troca de informações entre projetos.

No XVII Colóquio Panamericano de Pesquisa em Enfermagem, ocorrido em 6 e 7 de novembro de 2022 em Miami, aconteceu a XV Reunião das Redes Internacionais de Pesquisa em Enfermagem. Participaram da Reunião 20 das 26 Redes de Pesquisa existentes, em diferentes áreas de investigação.  Clique aqui para verificar quais são as Redes de Pesquisa em Enfermagem existentes atualmente. 

Colabore conosco!

 

De-Bortoli-Cassiani S, Ferreira A, Vialart-Vidal M, Ramírez-Chávez M. Redes internacionales de enfermería de las Américas: Reporte 2015. Revista Cubana de Enfermería [Internet]. 2016 [citado 9 Nov 2022]; 32 (1) Disponível em: http://revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/1179

Diversas instituições de ensino superior buscam continuamente novas parcerias para fortalecer e consolidar a pesquisa científica. Nesse sentido, as colaborações acadêmicas permitem o intercâmbio entre um maior número de pesquisadores de diferentes instituições para a resolução de questões científicas mais complexas e abrangentes. A EEUSP, em parceria com outras instituições de pesquisa e por meio da colaboração acadêmica, busca maneiras de valorizar a replicação, a verificação e a transparência de estudos científicos. Nesse sentido, atividades incluindo projetos de colaboração em pesquisa científica, o desenvolvimento de inovações, o intercâmbio de pesquisadores e estudantes e a ampliação de novas parcerias caracterizam a colaboração acadêmica da EEUSP .

Se você é pesquisador de outra instituição de ensino superior e deseja realizar uma colaboração acadêmica de pesquisa na EEUSP, em alguma das várias linhas de pesquisa investigadas, entre em contato com o professor da área de investigação em que pretende desenvolver a colaboração acadêmica. Clique aqui para conhecer as áreas de investigação e seus responsáveis. Veja em oportunidades de colaboração os projetos dos docentes da EEUSP com potencial colaborativo.

A EEUSP está aberta para receber pesquisadores visitantes nacionais e internacionais, seja para a realização de pesquisa por meio do Programa de Pesquisador Colaborador, ou como Pesquisadores Visitantes vinculados aos grupos de pesquisa. 

O Pesquisador Colaborador é um pesquisador experiente, vinculados ou não a outra instituição, que tem como objetivo colaborar com a pesquisa científica da EEUSP. O Professor/Pesquisador Visitante (PV) é um pesquisador experiente, vinculado a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa brasileiras ou estrangeiras, cuja formação e experiência acadêmica e profissional possam contribuir para o aperfeiçoamento do ensino, pesquisa e extensão na EE, por meio de visitas de curta (1 a 15 dias), média (16 a 90 dias) e longa duração (mais de 90 dias).

Se você deseja passar um período conosco desenvolvendo pesquisa em colaboração com os pesquisadores da EEUSP, você pode contactar um de nossos professores manifestando seu interesse. Mais informações sobre o fluxo para submissão de propostas para Pesquisador Visitante podem ser obtidas na página da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da EEUSP.

Na EEUSP, há várias oportunidade de colaboração acadêmica em pesquisa, relacionadas às diversas linhas de pesquisa existentes. Confira a relação de estudos com potencial de colaboração acadêmica interinstitucional:

1 – Adaptação transcultural e validação do Ageism Survey”para a língua Portuguesa falada no Brasil. 

Tipo de Colaboração: acadêmica, interinstitucional

Coordenadora: Profa. Dra. Renata E, L. Ferretti-Rebustini. Contato: reloah@usp.br

Se você desejar ser um pesquisador na EEUSP, você pode entrar em contato com o Professor responsável pela área de seu interesse. Você pode ingressar em um dos quatro programas de pesquisa na EEUSP: Pré-Iniciação Científica (para alunos do ensino médio), Iniciação Científica (para alunos de graduação), Pós-Doutorado (para portadores do título de doutor) e Pesquisador Colaborador (para portadores do título de doutor. De outro modo, você ingressar em programa de mestrado (acadêmico ou profissional) e doutorado, em que estão previstas atividades de pesquisa como estratégias para formação qualificada.

Engajamento Público com a Pesquisa (EPP)

A Ciência Cidadã é estratégia alinhada ao movimento da Ciência Aberta. Tem como objetivo aproximar a população interessada em ciência dos cientistas e da produção científica. É uma forma de estimular e promover a participação de cidadãos na produção e/ou análise de conhecimentos, dados e informações científicas que sejam de importância para a sociedade. Cada vez mais, a ciência cidadã tem se consolidado como uma forma de facilitar a interação entre os pesquisadores e a sociedade. 

 

Leia um pouco mais sobre Ciência Cidadã: 

http://citizenscienceglobal.org/

https://cibio.up.pt/citizen-science

https://revistapesquisa.fapesp.br/2017/09/22/parceria-com-o-publico/

https://www.nature.com/articles/d41586-018-07106-5

Colaboração da sociedade
Participação da comunidade

Participação da comunidade: a Ciência Cidadã na EEUSP

Você já imaginou uma forma de contribuir para a ciência mesmo não sendo cientista? Com o movimento da Ciência Cidadã, isso é possível. Para isso, a Escola de Enfermagem da USP, convida você a participar das pesquisas aqui desenvolvidas, como participante da pesquisa ou como pesquisador.  Veja a seguir as pesquisas que estão sendo desenvolvidas das quais você pode participar. Caso deseje participar, escreva para o coordenador da pesquisa manifestando seu desejo ou envie um email para edipesq@usp.br.

Uso dos conhecimentos científicos produzidos em universidades no dia a dia

Em época de notícias falsas, as famosas “fake news”, a busca por conhecimentos e sua transmissão são mais importantes do que nunca, não só para o avanço da ciência, mas também para a nossa evolução enquanto sociedade e como pessoa. Mas, a pesquisa só pode auxiliar a nossa vida cotidiana se seus resultados puderem ser divulgados e utilizados para que possamos fazer melhores escolhas relacionadas à nossa vida e nossa saúde. Para entender esse processo, pesquisadores da USP, desenvolveram uma pesquisa com o objetivo de entender quais são os fatores associados ao uso do conhecimento produzido na universidade no dia a dia das pessoas. Os interessados em participar devem ter 18 anos ou mais e preencher o questionário online, que possui duração aproximada de 20 minutos (tempo médio de preenchimento: 5 minutos) no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf3tJ8s0G7Wc11UitKbk8iQv-hzz7opdKfvGajo_DGtFEmSkg/viewform A identidade dos participantes será mantida em sigilo, sem nenhuma exposição em qualquer situação em que ocorra a divulgação dos resultados dessa pesquisa. Essa pesquisa está sendo desenvolvida pela Dra. Melissa Messias sob a supervisão da Profa. Dra. Renata E. L. Ferretti-Rebustini. Se você está interessado em ser pesquisador deste estudo, envie um e-mail para dissemina.usp@gmail.com

Informações

Secretaria do Comitê de Ética em Pesquisa

Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025

Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025

Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025

Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024

Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024

Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano