Residência em enfermagem

Estudantes em corredor de Hospital

Formação Profissional - Residência Uniprofissional

A residência é uma modalidade de Pós-Graduação Lato Sensu, reconhecida  e credenciada pelos Ministérios da Saúde e da Educação.  

O ingresso se dá por meio de processo seletivo para vagas, com inscrição pela FUVEST em editais. Saiba mais: https://www.fuvest.br/residencia-area-profissional-da-saude/ 

Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica (EEUSP / HU-USP)

Com a residência, espera-se que o enfermeiro possa: demonstrar conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitam prestar atendimento seguro, humanizado e baseado em evidências científicas, à mulher nas diferentes fases do ciclo gravídico-puerperal e ao neonato; demonstrar habilidades de raciocínio clínico e pensamento crítico para a proposição de resultados e a seleção de intervenções de enfermagem na assistência à mulher e à família na gestação, parto e nascimento de risco habitual; adquirir competências para atuar de forma integrada nos diversos níveis de assistência, compreendendo os aspectos sociais, culturais, emocionais, éticos e fisiológicos que envolvem os processos da maternidade e paternidade, no contexto da família; ter formação sólida que o possibilite exercer sua atividade profissional com autonomia e em colaboração, de forma crítica, transformadora e ética.  

Cenários de Prática:

Os cenários de prática serão o Hospital Universitário da USP e as UBSs e AMAs da Regional de Saúde Oeste da Cidade de São Paulo. Ambos são campos próprios do Programa. O HU-USP pertence à Universidade de São Paulo e é gerido pela Escola de Enfermagem da USP. As UBS e AMAS do Projeto Região Oeste (PRO) da Regional de Saúde Oeste da Prefeitura do Município de São Paulo são gerenciadas pela Fundação Faculdade de Medicina da USP, por meio de convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo. 

Programa de Residência em Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente (EEUSP/HU-USP)

Com a residência, espera-se que o enfermeiro esteja capacitado para o cuidado da criança, adolescente e suas famílias nas diversas fases de crescimento, desenvolvimento e do processo saúde-doença, o profissional deverá demonstrar conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitam prestar atendimento seguro, baseado em evidência e humanizado. Deverá demonstrar habilidades de raciocínio clínico e pensamento crítico para decisão diagnóstica, proposição de resultados e seleção de intervenções de enfermagem, compatíveis ao perfil de prática avançada em enfermagem. Deverá ter formação sólida que o possibilite exercer sua atividade profissional com autonomia e em colaboração, de forma crítica, transformadora e ética. 

Cenários de Prática:

Os cenários de prática serão o Hospital Universitário da USP e UBSs e AMAs da Regional de Saúde Oeste da Cidade de São Paulo. Ambos são campos próprios do Programa. O HU-USP pertence à Universidade de São Paulo e é gerido pela Escola de Enfermagem da USP. As UBS e AMAS do Projeto Região Oeste (PRO) da Regional de Saúde Oeste da Prefeitura do Município de São Paulo são gerenciadas pela Fundação Faculdade de Medicina da USP, por meio de Convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo. 

Programa de Residência em Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso (EEUSP / HU-USP)

Com a residência, espera-se que o enfermeiro possa: demonstrar conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitam prestar atendimento seguro, baseado em evidência e humanizado, a adultos e idosos em diferentes fases do ciclo saúde doenças, em diversos cenários de cuidado. Deverá demonstrar habilidades de raciocínio clínico e pensamento crítico para decisão diagnóstica, proposição de resultados e seleção de intervenções de enfermagem, compatíveis ao perfil de prática avançada em enfermagem. Deverá ter formação sólida que o possibilite exercer sua atividade profissional com autonomia e em colaboração, de forma crítica, transformadora e ética. 

Cenários de Prática:

Os cenários de prática serão o Hospital Universitário da USP e UBSs e AMAs da Regional de Saúde Oeste da Cidade de São Paulo. Ambos são campos próprios do Programa. O HU-USP pertence à Universidade de São Paulo e é gerido pela Escola de Enfermagem da USP. As UBS e AMAS do Projeto Região Oeste (PRO) da Regional de Saúde Oeste da Prefeitura do Município de São Paulo são gerenciadas pela Fundação Faculdade de Medicina da USP, por meio de Convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo. 

Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025

Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025

Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025

Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024

Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024

Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano