Destaques EEUSP

Mãe com bebe no colo, lendo um livro

Pesquisadora da EEUSP, ganhadora do Prêmio Capes de Teses,
cria programa remoto focado em parentalidade
e desenvolvimento infantil

Em relação à primeira infância, hoje há evidências suficientes mostrando que, nos primeiros anos de vida, a interação entre o adulto e a criança é o principal fator estimulante para o desenvolvimento infantil.

Ainda assim, muitas famílias carecem de conhecimento e motivação para que estimulem o desenvolvimento de suas crianças. Deste modo, programas de promoção da parentalidade procuram trazer o apoio necessário a essas famílias. Se tais programas forem remotos, utilizando como ferramentas a internet, televisão ou mesmo rádio, o acesso tende a ser facilitado. Apesar disso são poucos os estudos que avaliam o efeito deste tipo de programa na interação cuidador-criança e no desenvolvimento infantil.

Diante dessas informações, a Dr.ª Katherine Maria Solis Cordero, juntamente com sua orientadora, Prof.ª Dr.ª Elizabeth Fujimori, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP, desenvolveram a pesquisa que culminou na tese “Intervenções Remotas de Promoção da Parentalidade e seu efeito na interação cuidador-criança e no desenvolvimento infantil”, ganhadora do Prêmio Capes de Tese 2023.

A partir desta pesquisa nasceu o “Programa Brincar Ensina Mudar” (BEM), que educa mulheres responsáveis pelo cuidado de crianças de 12 a 23 meses de idade sobre como incorporar as brincadeiras na rotina diária, melhorando assim a interação com a criança e seu desenvolvimento infantil.

Todas as orientações relacionadas ao Programa BEM foram enviadas às participantes por meio de vídeos, áudios e mensagens via WhatsApp. Os resultados da pesquisa mostraram que as crianças que participaram do programa apresentaram melhor desenvolvimento da linguagem e houve melhor interação adulto-criança, quando comparado com as mulheres e crianças não participantes.

Os resultados também evidenciaram que programas de promoção da parentalidade remotos, focados em brincadeiras para acompanhar as crianças e suas famílias, produzem resultados positivos na qualidade da interação cuidador-criança e no desenvolvimento infantil entre famílias em condição de vulnerabilidade social.

Uma próxima etapa deste estudo, segundo Dra. Katherine, será sua ampliação para outras cidades do Estado de São Paulo, aumentando assim a possibilidade de implantação deste tipo de intervenção remota como política pública de promoção da parentalidade.

Mais informações podem ser acessadas na tese completa, disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, por meio deste link.

 

Brincar ensina mudar
Brincar ensina mudar
Imagens: Acervo da pesquisadora

Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025

Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025

Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025

Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024

Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024

Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano