I. Laboratório de Habilidades de
Enfermagem – LabHabEnf

O LabHabEnf tem como principais objetivos disponibilizar recursos para a capacitação técnico-científica na área de Enfermagem, visando o desenvolvimento integral do estudante em suas capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras, com vistas à aprendizagem significativa e contínua, articulada ao seu projeto de vida e de formação.

Atualmente, nele é desenvolvido o ensino das práticas de Enfermagem aos estudantes dos cursos de Bacharelado em Enfermagem e Fisioterapia, dos programas de Residência em Enfermagem, e de pós-graduação stricto sensu, bem como esse laboratório oferece suporte aos cursos de atualização promovidos pela EE.

O aprendizado nos laboratórios tende a ser efetivo, pois reúne recursos tecnológicos avançados, possibilitando que os estudantes lidem com suas emoções em um contexto seguro, proporcionando redução da ansiedade e do estresse. Nesse espaço, o tempo e a possibilidade de repetir várias vezes as experiências se coloca a favor dos estudantes, proporcionando o desenvolvimento de habilidades, do raciocínio clínico, do pensamento crítico e da tomada de decisões.

A simulação clínica, reconhecida como uma abordagem inovadora no ensino em saúde, amplia a integração entre teoria e prática ao oferecer um ambiente controlado e seguro para o desenvolvimento de competências cognitivas, técnicas e comportamentais. Por meio da recriação realista de situações clínicas, ela possibilita a vivência de cenários desafiadores sem riscos para os pacientes, favorecendo a aprendizagem baseada na experiência. Além de aprimorar habilidades específicas, a simulação promove o pensamento crítico, a tomada de decisões sob pressão e a comunicação assertiva, elementos essenciais para o trabalho colaborativo e em equipe. Essa metodologia contribui diretamente para a formação de profissionais reflexivos, éticos e preparados para responder às demandas complexas da assistência à saúde, elevando a qualidade

Além disso, na aprendizagem por meio da simulação clínica, os estudantes realizam um debriefing após a simulação. O debriefing é considerado um dos mais importantes momentos da simulação clínica, pois permite ao participante refletir sobre ações e emoções em um ambiente controlado. A técnica estimula o pensamento crítico, auxilia na tomada de decisão e no julgamento clínico, identificando pontos fortes e áreas de melhoria.

Dessa forma, o ensino por simulação clínica consolida-se como uma ferramenta estratégica e inovadora no processo de ensino-aprendizagem das práticas em Enfermagem.

O LabHabEnf se localiza no prédio anexo da EE e sua área física é composta por piso térreo e primeiro andar. No piso térreo, há duas salas caracterizadas como ambientes de treinamento de práticas de habilidades denominadas LabEnf 1 e 2 (figuras 1), uma sala central para separação e guarda de materiais (figura 2), que abriga a Seção de Apoio Laboratorial, e uma sala com armários para pertences dos usuários externos. No primeiro andar, há o LabClin (figura 3), um ambiente utilizado para simulação de uma internação hospitalar,uma sala de simulação avançada com debriefing (figura 4), casa simulada (figura 5) e  quatro consultórios (figura 6). Todos os espaços são mobiliados e equipados para simular com alta fidelidade diversos ambientes de assistência à saúde, como unidades básicas de saúde, ambulatórios, hospitais e domicílios.

labenf
labenf
Figura 1: LabEnf 1 e 2
sala preparacao
Figura 2: sala de guarda e preparo das simulações
labclin
labclin
Figura 3: LabClin
sala simulada
sala simulada
Figura 4: Sala Simulada e debriefing
figura
figura
Figura 5: Casa simulada
figura
figura
Figura 6: Consultórios

Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025

Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025

Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025

Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024

Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024

Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano