O artigo “The impact of a home visiting program on the care environment of Brazilian adolescent mothers – an descriptive exploratory study” trata da avaliação da qualidade do ambiente domiciliário de famílias que participaram do Programa Jovens Mães Cuidadoras (PJMC) e foi derivado da dissertação de mestrado intitulada “O impacto de um programa de visitas domiciliares no ambiente de cuidado de mães adolescentes e seus bebês – uma análise comparativa”.
O PJMC, cuja proposta se caracteriza pela construção de práticas parentais positivas em mães adolescentes, com finalidade promover o desenvolvimento infantil, foi testado no contexto da pesquisa “O efeito do Programa de Visitação para Jovens Gestantes sobre o desenvolvimento infantil: um estudo piloto”, a partir de um ensaio clínico controlado randomizado (RCT), iniciado em agosto de 2015 e encerrado em maio de 2018.
O programa possibilita o uso de tecnologias leves numa proposta de assistência pioneira em seus moldes no Brasil, e mostra sua potencialidade para a construção de práticas parentais positivas, expressas através de um ambiente favorável para o desenvolvimento infantil, trazendo perspectivas para a adoção do mesmo em larga escala, integrando políticas públicas de saúde voltadas para a primeira infância. Por apresentar resultados preliminares exitosos, o PJMC recebeu incentivos financeiros adicionais para iniciar uma nova etapa de pesquisa com duração de 3 anos, ampliando sua amostragem para 200 mães adolescentes. Para esta nova fase o programa sofreu algumas alterações: expandiu sua área de abrangência e foi rebatizado como “Primeiros Laços”.
Este artigo foi desenvolvido a partir de um estudo exploratório, descritivo, centrado no ambiente domiciliário de 80 mães adolescentes e seus bebês apoiados pelo PJMC em dois grupos distintos. O ambiente domiciliário foi avaliado utilizando o Home Observation for Measurement of the Environment Inventory (IT-HOME version) que foi aplicado em quatro tempos distintos ao longo do acompanhamento das famílias que ocorreu da gestação até os 24 meses completos do bebê.
Analisando a relação entre escolaridade materna e escores familiares no Inventário IT-HOME, encontramos na avaliação do bebê de 6 meses que mães com Ensino Fundamental no grupo intervenção apresentaram melhores resultados no escore total da subescala Responsabilidade Emocional e Verbal do Cuidador do que no grupo controle. O mesmo aconteceu na avaliação realizada quando o bebê completou 24 meses.
Assim os resultados mostram um impacto discreto do PJMC na qualidade do “ambiente” das famílias assistidas. O PJMC pode melhorar o cuidado ambiental para crianças menores de 3 anos em famílias cuja baixa escolaridade materna funcionaria como um fator de risco.
Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/40351759/
Autora: Letícia Silva
Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025
Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025
Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026
Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026
Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026
Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano