Pós-doutorado

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O Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa, realizado nas Unidades USP, por portadores de título de Doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade. O candidato deverá contatar um professor da EEUSP da sua área de interesse que será responsável pelo Programa de Pós-Doutorado (ver Grupos de Pesquisa da EEUSP).

A solicitação de programa de pós-doutorado deverá ser encaminhada à Comissão de Pesquisa e Inovação da EEUSP (CPqI/EEUSP) pelo Supervisor, que deve possuir título de Doutor e ser docente ativo da USP ou possuir credenciamento e Termo de Colaboração ou adesão válido durante todo o período do Plano de Trabalho como Professor Sênior, Professor Colaborador, Professor Visitante ou Pesquisador Colaborador.

A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições, sendo vedada a utilização de recursos orçamentários da EEUSP:

I – se for financiada por bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente;

II – se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa;

III – sem bolsa, a critério da Comissão de Pesquisa.

Para a situação prevista no inciso III do artigo 3º, o Pós-Doutorado poderá ser desenvolvido em tempo parcial, com tempo mínimo de dedicação de 20 horas semanais, desde que aprovado pela CPq.

Duração do Programa: o período máximo de vinculação do pós-doutorando com o mesmo Plano de Trabalho é de 5 anos.

Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas e apresentar relatório final aderente ao Plano de Trabalho, aprovado pelo Supervisor e pela CPqI.

O Programa deve atender aos requisitos da Resolução CoPq Nº 7406, de 03 de outubro de 2017.

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Informações sobre Inscrição, Prorrogação e Conclusão

Inscrição

Solicitação: em qualquer época do ano (fluxo contínuo).

Prazo para análise: o prazo médio para análise pela CPqI é de aproximadamente 45 dias.

A documentação impressa deve ser protocolada junto ao Serviço de Apoio a Pesquisa.

Enviar cópia em PDF do Plano de Trabalho + Projeto de Pesquisa (arquivo único) e comprovante do Comitê de Ética (se aplicável) para o e-mail edipesq@usp.br 

Documentação necessária 

I – Formulário de Inscrição (arquivo)

II – Carta de encaminhamento da solicitação do Programa de Pós-Doutorado, assinada pelo supervisor, justificando a contribuição que o desenvolvimento do projeto proposto e a formação prévia do(a) candidato(a) trarão ao grupo de pesquisa junto ao qual se realizará o pós-doutoramento.

III – Plano de Trabalho e Projeto de Pesquisa (arquivo único).

a) Plano de Trabalho: o detalhamento de todas as atividades a serem desenvolvidas pelo Pós-doutorando, com justificativa e cronograma de execução. O Plano de Trabalho deverá conter atividades que disseminem os resultados da pesquisa e promovam a interação com os corpos docente e discente da Unidade e ser aprovado e assinado pelo Supervisor.

b) Projeto de Pesquisa: documento elaborado para articular e organizar a proposta de pesquisa, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução. O Projeto de Pesquisa deve estar obrigatoriamente incluído no Plano de Trabalho.

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Formatação do Projeto de Pesquisa – máximo de 20 páginas, espaço 1,5 e letra Times New Roman tamanho 12, contendo: resumo, introdução e justificativa, objetivos, metodologia, resultados esperados, cronograma de execução e referências. O projeto de pesquisa poderá ser apresentado em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Os projetos em língua inglesa ou espanhola deverão conter título e resumo em português.

IV – Cópia do Protocolo de submissão do projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa registrado na CONEP, se o projeto envolver seres humanos (após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética, o Parecer de Aprovação do Projeto deve ser inserido no Sistema Atena).

V – Currículo Lattes do(a) candidato(a).

VI – Cópia do CPF.

VII – Cópia do RG. Para estrangeiros, RNE ou protocolo. Estrangeiros devem também enviar cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo.

VIII – Cópia do comprovante do título de Doutor.

IX – Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual – preenchida e assinada pelo(a) canditato(a)

X – Supervisor Professor Sênior, cópia do Termo de Colaboração com validade no período do Plano de Trabalho.

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Modalidade do Programa:

► Com Bolsa (CAPES, CNPq, FAPESP e outros)

 •  Cópia do Termo de Outorga ou Aceitação da Bolsa.

► Para Pesquisador COM Vínculo Empregatício

► Afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa:

 • Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

 • Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da publicação no Diário Oficial.

► Para Pesquisador SEM Bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa)

• Termo de Compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

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Prorrogação

O Programa de Pós-Doutorado poderá ser prorrogado desde que a solicitação seja encaminhada à Comissão de Pesquisa no prazo de até 40 dias antes do término da vigência do programa.

Documentação necessária (a documentação deve ser inserida no sistema no formato PDF)

I – Formulário de Prorrogação (arquivo)

II –  Justificativa do pedido de prorrogação, assinada pelo supervisor e pelo pós-doutorando.

III – Plano de Trabalho atualizado (atividades a serem desenvolvidas pelo pós-doutorando com justificativa e cronograma de execução + Projeto de Pesquisa). (arquivo único).

IV – Relatório das Atividades desenvolvidas no período do programa de pós-doutorado

V – Cópia dos trabalhos publicados, aceitos ou enviados para publicação (arquivo único).

VI – Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual – preenchida e assinada pelo(a) canditato(a)

Observação: Estrangeiros devem enviar cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo.

► Para Pesquisador COM Bolsa

• Cópia do comprovante de prorrogação da Bolsa (Termo de Outorga ou outro documento da agência de fomento que comprove a prorrogação da bolsa).

► Para Pesquisador COM Vínculo Empregatício

► Afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa:

    • Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

 • Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da publicação no Diário Oficial.

► Para Pesquisador SEM Bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa)

• Termo de Compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

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Conclusão

O relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência, mesmo sem o parecer da agência de fomento (quando for o caso). Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será encerrado e o atestado não será emitido.

Confere-se o direito à Unidade de não fornecer atestado de pós-doutorado caso o relatório seja considerado insuficiente.

A documentação deverá ser inserida no Sistema Atena pelo Supervisor dentro dos prazos estipulados pela CPq.

Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas.

Documentação necessária (a documentação deve ser inserida no sistema no formato PDF)

I – Formulário de Conclusão (arquivo)

II – Relatório das atividades desenvolvidas junto ao grupo de pesquisa do supervisor; Comprovantes das atividades desenvolvidas junto ao grupo de pesquisa do supervisor; Relatório Final da pesquisa, na forma de artigo científico, e o comprovante de submissão/publicação do artigo; e Cópia de publicação(ões) científica(s) referente(s) ao projeto desenvolvida(s) em coautoria com o supervisor. (arquivo único de, no máximo, 2 MB).

III – Parecer do supervisor sobre o desempenho e a contribuição do pós-doutorando para o grupo de pesquisa (impresso).

► Para Pesquisadores COM Bolsa

• Cópia do parecer da assessoria científica fornecida pela agência de fomento OU por órgãos que não são de fomento à pesquisa.

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CAPACITAÇÃO DIDÁTICA EM ATIVIDADES DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Durante o programa de pesquisa, os pós-doutorandos regularmente admitidos e inscritos no sistema Atena poderão participar de capacitação didática em atividades dos cursos de graduação, sob supervisão de docente da Universidade.

A carga horária das atividades dos pós-doutorandos nos cursos de graduação não poderá exceder 8 (oito) horas semanais, devendo ser observadas, também, as regras pertinentes da entidade financiadora da bolsa do pós-doutorando, quando for o caso. 

Entende-se por capacitação didática em atividades dos cursos de graduação a atuação dos pós-doutorandos em:

I – aulas práticas, seminários e aulas de exercícios;

II – orientação de grupos de estudos e discussão de casos clínicos;

III – aplicação de provas, exames e trabalhos;

IV – supervisão da aprendizagem dos estudantes, tutoria ou orientação de graduandos, inclusive em trabalhos de conclusão de curso;

V – atividades de campo e viagens didáticas;

VI – preparação de material didático.

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Inscrição

A inscrição deve ser realizada no início de cada semestre (é permitida somente uma capacitação didática por semestre).

Documentação

Ficha de Inscrição e Chekc List – Capacitação Didática

Orientações para Capacitação Didática em Atividades do Curso de Graduação em Enfermagem

Informações

Secretaria de Pesquisa

(11) 3061-7548

edipesq@usp.br

Presidente
Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima – 29/05/2023 a 26/05/2025

Vice-Presidente
Prof. Dr. Divane de Vargas – 29/05/2023 a 26/05/2025

Representantes do Departamento ENC
Prof.ª Dr.ª Angela Maria Geraldo Pierin (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Maria de Fatima Fernandes Vattimo (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENO
Prof.ª Dr.ª Patricia Campos Pavan Baptista (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof.ª Dr.ª Valéria Marli Leonello (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes do Departamento ENP
Prof.ª Dr.ª Maiara Rodrigues dos Santos (Titular) – 07/02/2022 a 06/02/2025
Prof.ª Dr.ª Caroline Figueira Pereira (Suplente) – 07/02/2022 a 06/02/2025

Representantes do Departamento ENS
Prof.ª Dr.ª Suely Itsuko Ciosak (Titular) 11/09/2023 a 10/09/2026
Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira (Suplente) 11/09/2023 a 10/09/2026

Representantes da Congregação (5º Membro)
Prof.ª Dr.ª Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (Titular) – 15/10/2021 a 14/10/2024
Prof.ª Dr.ª Maria Amélia de Campos Oliveira (Suplente) – 15/10/2021 a 14/10/2024

Representante Discente
Thamires de Oliveira Rocha (Titular) – 06/02/2023 a 05/02/2024
Jéssica Garcia (Suplente) – 06/02/2023 a 05/02/2024

Observação:
– mandato dos membros: 3 anos – permitida a recondução
– mandato dos Representantes Discentes da Pós-Graduação: 1 ano