Em 2016, o JBI Brasil passa a ser Centro de Excelência do JBI. Dois importantes eventos, o JBI Conference of Americas (JBI CoA), em 2017, e o I Simpósio Internacional de Implementação de Evidências em Saúde...
Reconhecendo o seu comprometimento em oferecer as melhores evidências para os seus pacientes. Vale ressaltar, que essa certificação é a única recebida por uma instituição de saúde da América do Sul.
O JBI Brasil, conta com uma colaboração Internacional do JBI Global composta por quase 80 Centros de Excelência e Grupos Afiliados pelo mundo.
Núcleo de Enfermagem Baseado em Evidências, organizado pelo HU-USP e EEUSP, com objetivo promover a cultura da prática baseada em evidências na prática clínica... Continuar lendo
O Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado em Evidências: Centro de Excelência do JBI (JBI Brasil) está celebrando 15 anos da profícua e bem-sucedida Colaboração com o JBI Austrália.
Essa iniciativa da Escola de Enfermagem da USP em parceria com o Hospital Universitário da USP de sediar o JBI Brasil é motivo de muito orgulho!!
Agradecemos e parabenizamos todas e todos que vêm construindo essa história de sucesso!!!
Na era atual da informação, onde a busca pela excelência na pesquisa científica é mais intensa, a comunidade acadêmica e científica se volta para bases de dados reconhecidas, em busca de publicações de qualidade que contribuam para o avanço do conhecimento. Nesse contexto, a elaboração de protocolos e a condução de revisões de escopo e sistemáticas têm se destacado como abordagens valiosas para sintetizar e avaliar criticamente as evidências disponíveis em um determinado campo.
É com grande entusiasmo o JBI Brasil divulga a lista atualizada de revistas indexadas na base de dados Scopus que acolhem e valorizam a submissão de protocolos e revisões de escopo e sistemáticas. Essas revistas, comprometidas com a promoção do rigor científico e da transparência, abrem espaço para a disseminação de pesquisas que têm o potencial de orientar políticas de saúde, práticas baseadas em evidências e futuras investigações.
No âmbito das revisões de escopo, que mapeiam de maneira abrangente o panorama de um campo de pesquisa, e das revisões sistemáticas, que se aprofundam na análise crítica e na síntese de dados, essas revistas desempenham um papel vital na organização do conhecimento. Elas se tornam faróis para pesquisadores que desejam compreender as tendências emergentes, identificar lacunas no conhecimento e colaborar para o avanço das fronteiras do saber.
A crescente demanda por evidências confiáveis e de alta qualidade não apenas incentiva a submissão de protocolos e revisões, mas também estimula a interação entre pesquisadores, instituições e a sociedade em geral. A transparência metodológica, a minuciosa análise das fontes e a avaliação crítica da literatura são pilares fundamentais dessas empreitadas intelectuais. Portanto, as revistas que abraçam essa abordagem não apenas proporcionam uma plataforma para compartilhar resultados, mas também para elevar os padrões da pesquisa científica como um todo.
Neste momento de colaboração global e avanço tecnológico, a divulgação de protocolos e revisões de escopo e sistemáticas assume um papel central na construção de um corpo de conhecimento robusto e confiável. O compromisso das revistas indexadas na Scopus em aceitar e valorizar tais contribuições reafirma a importância do método científico, da integridade intelectual e do progresso contínuo.
A Profa. Dra. Vilanice Alves de Araújo Püschel e a doutoranda Karina Sichieri, Diretora e Vice-diretora do JBI Brasil, respectivamente, foram entrevistadas para o Jornal da Cultura, em matéria sobre implementação de evidências em saúde, que foi apresentado no dia 05/02/2022