FAQ
Caso não encontre abaixo a resposta a sua dúvida, envie um email com a sua pergunta para ppg.proesa.ee@usp.br.
Informações, orientações, quadro de disciplinas da EEUSP e formulários para se tornar aluno especial estão disponíveis na seguinte página: https://www.ee.usp.br/aluno-especial-para-todos-os-semestres/
O Alumni é uma plataforma criada para reunir antigos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade de São Paulo. Com ela é possível aproveitar uma série de vantagens exclusivas, tais como: baixar seu diploma virtual, compartilhar oportunidades profissionais, acessar o acervo online da USP, localizar colegas em outros países e ter um e-mail @alumni.usp.br. Saiba mais em https://www.alumni.usp.br.
Informações, orientações para solicitação e formulários para solicitar bolsa no PROESA estão disponíveis na seguinte página: https://www.ee.usp.br/proesa/editais-bolsas-e-auxilio
O pós-graduando tem direito à aquisição de meia passagem de ônibus e metrô.
Para os alunos que utilizarão o Bilhete Único Estudante SPTrans, a solicitação da cota deverá ser realizada acessando o Janus, menu “Aluno Regular”, opção “Passe escolar”.
Para os alunos que utilizarão o Passe Escolar EMTU, a solicitação da cota deverá ser realizada no balcão de atendimento ou via formulário online da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), disponível na página TRANSPORTE: https://prip.usp.br/transporte/.
Caso necessite da Declaração de frequência semanal à Universidade, informamos que se encontra disponível na página de formulários dos alunos do PROESA.
Obs.: Solicite o Bilhete USP – BUSP apenas se realmente for utilizá-lo.
O Bilhete USP (BUSP) é um cartão que permite que os alunos e funcionários da USP utilizem gratuitamente os ônibus circulares que ligam a Cidade Universitária ao Metrô Butantã. Para consultar as linhas circulares disponíveis gratuitamente mediante o uso do BUSP acesse o seguinte site: https://puspcb.usp.br/uso-do-campus/transportes-3/.
Para solicitar o cartão:
1) Acesse o endereço https://uspdigital.usp.br/janus/comum/entrada.jsf e faça o login;
2) Clique em:
- a) Cartões USP
- b) Solicitação Bilhete USP
O uso da Carteira de Identificação da USP (Cartão USP) é obrigatório em todas as dependências da EE e da USP.
Recomendamos que solicite o cartão imediatamente, acessando o sistema Janus e executando duas ações: (i) inserir uma foto recente e (ii) fazer a solicitação do cartão. Para tanto:
1) Acesse o endereço https://uspdigital.usp.br/janus/comum/entrada.jsf e faça o login;
2) Clique em:
- a) Cartões USP
- b) Incluir / Alterar Foto (siga as orientações do sistema)
- c) Carregar Foto
- d) Retorne em Cartões USP
- e) Nova solicitação (siga as orientações do sistema)
- f) Salvar
É possível acompanhar o andamento da solicitação pelo próprio Janus.
Informamos que, até que se obtenha o Cartão USP, o aluno deverá apresentar a Declaração de Matrícula, a qual poderá ser emitida pelo próprio estudante pelo Janus, Menu Declarações => Declaração de Matrícula.
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio do Centro de Tecnologia de Informação de Piracicaba (CeTI-LQ), lança a Carteirinha Digital USP (e-Card USP), destinada a alunos, docentes e servidores da Universidade. O e-Card USP atende às demandas das Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação e da Superintendência de Assistência Social (SAS).
O aplicativo está disponível nas lojas Apple e Google Play e poderá ser acessado por meio da senha única do usuário USP. Além da imagem no dispositivo móvel, o e-Card USP apresenta como novidade o uso do QR-Code (Quick Response Code), que é uma chave de segurança atualizada temporariamente para identificação do usuário, no acesso aos sistemas corporativos da Universidade. Assim como a carteirinha física, o e-Card USP é pessoal e intransferível.
Os alunos ingressantes (graduação, pós-graduação e pos-doc) terão acesso ao e-Card USP no momento que receberem seu número institucional, sem a necessidade de aguardarem pela confecção das carteirinhas físicas. Para tanto, será necessário realizar o upload da fotografia digital e a solicitação do cartão, conforme descrito no item 6. A solicitação deverá ser autorizada pelo Serviço de Pós-Graduação.
Outra vantagem do aplicativo é que a atualização dos dados será automática.
O sistema de controle de restaurante, o Rucard 2.0, será o primeiro a utilizar o e-Card. A conferência de fotos de identificação nos restaurantes continuará existindo da mesma forma como é feita hoje com a carteirinha física.
Importante destacar que o e-Card USP não garante que o benefício da meia-entrada nos ingressos para espetáculos culturais e esportivos possa ser oferecido sem a necessidade de apresentação de algum outro tipo de documento comprobatório.
Assista ao vídeo, disponível em http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem=37663, para entender um pouco mais sobre o funcionamento do aplicativo.
Os computadores estão instalados no 3° andar, sala 311, e são de uso exclusivo dos alunos de pós-graduação. Nesses equipamentos estão instalados o Office (Word, Excel, Power Point), SPSS e outros programas. O Serviço de Pós-Graduação enviará por e-mail, nas semanas posteriores à matrícula, o login e a senha de primeiro acesso enviado por email nas primeiras semanas após o ingresso. Caso tenha problema com o login e a senha, enviar email para ppg.proesa.ee@usp.br
Para utilizar os computadores, retire a chave da sala na Portaria da EE.
Não há impressora na sala. Os computadores estão conectados à impressora da sala Pró-Aluno da Graduação (1° andar).
O serviço de VPN fornece conectividade à rede USP a partir de qualquer computador conectado à Internet e está disponível a docentes, funcionários e alunos de graduação e pós-graduação da USP, desde que o vínculo com a Universidade esteja ativo, mediante o uso da senha única USP.
A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da USP oferece a opção de acesso remoto aos acervos digitais da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP – https://www.abcd.usp.br/ incluindo os conteúdos (e-books, revistas, bases de dados) adquiridos pela própria USP e aqueles disponibilizados a partir do Portal Capes. Saiba como configurar seu computador.
Para acesso remoto aos acervos basta baixar o aplicativo da Virtual Private Network (VPN) da USP utilizando os manuais disponíveis em https://www.abcd.usp.br/portfolio/servicos/conexao-remota/.
Em caso de dúvidas sobre o serviço de conexão remota, entre em contato com a sua biblioteca ou com o Atendimento da STI/USP preferencialmente pelo e-mail disponibilizado no site: https://servicos.sti.usp.br.
O Eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio, seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.
Para acessar o Eduroam siga as orientações disponíveis em https://eduroam.usp.br/como-usar/. A identificação é sempre [SEU Nº USP]@usp.br e a senha é a mesma utilizada nos Sistemas USP.
A PRPG habilitou a funcionalidade “Depósito Digital” no sistema Janus, pela qual o aluno deverá realizar o depósito da dissertação/tese.
Para mais informações, acesse https://www.ee.usp.br/deposito-digital/.
Alguns formulários para depósito se encontram disponíveis na página de formulários dos alunos do PROESA.
A 2ª edição do Guia de Boas Práticas Científicas está no seguinte link: https://prpi.usp.br/wp-content/uploads/sites/1239/2023/05/Guia_Boas_Praticas-2ed.pdf.
Os Representantes Discentes de Pós-Graduação da EEUSP das gestões 2021/2022 e 2022/2023 elaboraram o Manual da Pós-Graduação: sua bússola para uma jornada mais leve!. A ideia é que seja um manual de bolso de discente para discente e auxilie na jornada de pós-graduação.
A Resolução CoPGr nº 8546/2023 estabelece que o discente matriculado no Programa de Pós-Graduação deverá integralizar no mínimo 60% dos créditos exigidos em disciplinas na forma presencial para fazer o depósito da Dissertação ou Tese.
O PROESA tem previsão de lançamento de dois editais de processo seletivo por ano para ingresso nos cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.
Os editais são divulgados na seguinte página: https://www.ee.usp.br/proesa/processo-seletivo
O ECOS é um programa de saúde mental direcionado à Comunidade USP com múltiplas frentes de ação. Para mais informações sobre o Programa ECOS, bem como informações de contatos, acesse a seguinte página: https://prip.usp.br/programa-ecos/.
- Submeta o trabalho na Plataforma Turnitin, previamente à Inscrição no Exame de Qualificação e ao Depósito Digital da dissertação/tese, para fins de verificação de similaridade.
- Efetue as eventuais correções.
- Após as correções, submeta novamente o trabalho na Plataforma e apresente o relatório de similaridade ao(à) orientador(a), para conferência.
- Após a conferência do(a) orientador(a), apresente o relatório de similaridade ao efetuar a Inscrição no Exame de Qualificação e o Depósito Digital da dissertação/tese, assinalando as opções correspondentes do Termo de Inscrição ou do Termo de Depósito, conforme o caso.
As Normas do PROESA estão disponíveis no seguinte link: https://www.ee.usp.br/proesa/normas
Link para o tutorial para apresentação de requerimento online através do sistema Janus: https://www.ee.usp.br/wp-content/uploads/2023/09/Tutorial_Requerimento_online.pdf