O Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa, realizado nas Unidades USP, por portadores de título de Doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica e tecnológica da Universidade. O candidato deverá contatar um professor da EEUSP da sua área de interesse que será responsável pelo Programa de Pós-Doutorado (ver Grupos de Pesquisa da EEUSP).
A solicitação de programa de pós-doutorado deverá ser encaminhada à Comissão de Pesquisa e Inovação da EEUSP (CPqI/EEUSP) pelo Supervisor, que deve possuir título de Doutor e ser docente ativo da USP ou possuir credenciamento e Termo de Colaboração ou adesão válido durante todo o período do Plano de Trabalho como Professor Sênior, Professor Colaborador, Professor Visitante ou Pesquisador Colaborador.
A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições, sendo vedada a utilização de recursos orçamentários da EEUSP:
I – se for financiada por bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente;
II – se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa;
III – sem bolsa, a critério da Comissão de Pesquisa.
Para a situação prevista no inciso III do artigo 3º, o Pós-Doutorado poderá ser desenvolvido em tempo parcial, com tempo mínimo de dedicação de 20 horas semanais, desde que aprovado pela CPq.
Duração do Programa: o período máximo de vinculação do pós-doutorando com o mesmo Plano de Trabalho é de 5 anos.
Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas e apresentar relatório final aderente ao Plano de Trabalho, aprovado pelo Supervisor e pela CPqI.
O Programa deve atender aos requisitos da Resolução CoPq Nº 7406, de 03 de outubro de 2017.
Inscrição
Solicitação: em qualquer época do ano (fluxo contínuo).
Prazo para análise: o prazo médio para análise pela CPqI é de aproximadamente 45 dias. A documentação impressa deve ser protocolada junto ao Serviço de Apoio a Pesquisa. Enviar cópia em PDF do Plano de Trabalho + Projeto de Pesquisa (arquivo único) e comprovante do Comitê de Ética (se aplicável) para o e-mail edipesq@usp.br.
Documentação necessária
I – Formulário de Inscrição (arquivo)
II – Carta de encaminhamento da solicitação do Programa de Pós-Doutorado, assinada pelo supervisor, justificando a contribuição que o desenvolvimento do projeto
proposto e a formação prévia do(a) candidato(a) trarão ao grupo de pesquisa junto ao qual se realizará o pós-doutoramento.
III – Plano de Trabalho e Projeto de Pesquisa (arquivo único).
a) Plano de Trabalho: o detalhamento de todas as atividades a serem desenvolvidas pelo Pós-doutorando, com justificativa e cronograma de execução. O Plano de Trabalho deverá conter atividades que disseminem os resultados da pesquisa e promovam a interação com os corpos docente e discente da Unidade e ser aprovado e assinado pelo Supervisor.
b) Projeto de Pesquisa: documento elaborado para articular e organizar a proposta de pesquisa, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução. O Projeto de Pesquisa deve estar obrigatoriamente incluído no Plano de Trabalho.
Formatação do Projeto de Pesquisa – máximo de 20 páginas, espaço 1,5 e letra Times New Roman tamanho 12, contendo: resumo, introdução e justificativa, objetivos, metodologia, resultados esperados,
cronograma de execução e referências. O projeto de pesquisa poderá ser apresentado em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Os projetos em língua inglesa ou espanhola deverão conter título e resumo em português.
IV – Cópia do Protocolo de submissão do projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa registrado na CONEP, se o projeto envolver seres humanos (após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética, o Parecer de Aprovação do Projeto deve ser inserido no Sistema Atena).
V – Currículo Lattes do(a) candidato(a).
VI – Cópia do CPF.
VII – Cópia do RG. Para estrangeiros, RNE ou protocolo. Estrangeiros devem também enviar cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo.
VIII – Cópia do comprovante do título de Doutor.
IX – Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual – preenchida e assinada pelo(a) canditato(a)
X – Se o supervisor for Professor Sênior, cópia do Termo de Colaboração com validade no período do Plano de Trabalho.
Documentos específicos de acordo com a modalidade do Programa
- Pesquisador com bolsa (CAPES, CNPq, FAPESP e outros):
– Cópia do Termo de Outorga ou Aceitação da Bolsa.
- Pesquisador com vínculo empregatício:
Afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa:
– Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, preenchido e assinado
pelas partes envolvidas.
– Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da publicação no Diário Oficial.
- Para Pesquisador SEM Bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa):
– Termo de Compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.
Prorrogação
O Programa de Pós-Doutorado poderá ser prorrogado desde que a solicitação seja encaminhada à Comissão de Pesquisa no prazo de até 40 dias antes do término da vigência do programa.
Documentação necessária (a documentação deve ser inserida no sistema no formato PDF):
I – Formulário de Prorrogação (arquivo);
II – Justificativa do pedido de prorrogação, assinada pelo supervisor e pelo pós-doutorando;
III – Plano de Trabalho atualizado (atividades a serem desenvolvidas pelo pós-doutorando com justificativa e cronograma de execução + Projeto de Pesquisa). (arquivo único);
IV – Relatório das Atividades desenvolvidas no período do programa de pós-doutorado;
V – Cópia dos trabalhos publicados, aceitos ou enviados para publicação (arquivo único);
VI – Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual – preenchida e assinada pelo(a) canditato(a);
Observação: Estrangeiros devem enviar cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo.
Documentos específicos de acordo com a modalidade do Programa
– Cópia do comprovante de prorrogação da Bolsa (Termo de Outorga ou outro documento da agência de fomento que comprove a prorrogação da bolsa).
- Pesquisador com vínculo empregatício:
– Afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa:
Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, preenchido e assinado pelas partes envolvidas;
Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da publicação no Diário Oficial.
- Pesquisador sem bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa):
– Termo de Compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.
Conclusão
O relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência, mesmo sem o parecer da agência de fomento (quando for o caso). Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será
encerrado e o atestado não será emitido. Confere-se o direito à Unidade de não fornecer atestado de pós-doutorado caso o relatório seja considerado insuficiente. A documentação deverá ser inserida no Sistema Atena pelo Supervisor dentro dos prazos estipulados pela CPq. Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas. Documentação necessária (a documentação deve ser inserida no sistema no formato PDF):
I – Formulário de Conclusão (arquivo)
II – Relatório das atividades desenvolvidas junto ao grupo de pesquisa do supervisor; Comprovantes das atividades desenvolvidas junto ao grupo de pesquisa do supervisor; Relatório Final da pesquisa, na forma de artigo científico, e o
comprovante de submissão/publicação do artigo; e Cópia de publicação(ões) científica(s) referente(s) ao projeto desenvolvida(s) em coautoria com o supervisor (arquivo único de, no máximo, 2 MB).
III – Parecer do supervisor sobre o desempenho e a contribuição do pós-doutorando para o grupo de pesquisa (impresso).
– Cópia do parecer da assessoria científica fornecida pela agência de fomento OU por órgãos que não são de fomento à pesquisa.
Capacitação didática em atividades do curso de graduação
Durante o programa de pesquisa, os pós-doutorandos regularmente admitidos e inscritos no sistema Atena poderão participar de capacitação didática em atividades dos cursos de graduação, sob supervisão de docente da
Universidade. A carga horária das atividades dos pós-doutorandos nos cursos de graduação não poderá exceder 8 (oito) horas semanais, devendo ser observadas, também, as regras pertinentes da entidade financiadora da bolsa do pós-doutorando, quando for o caso.
Entende-se por capacitação didática em atividades dos cursos de graduação a atuação dos pós-doutorandos em:
I – aulas práticas, seminários e aulas de exercícios;
II – orientação de grupos de estudos e discussão de casos
clínicos;
III – aplicação de provas, exames e trabalhos;
IV – supervisão da aprendizagem dos estudantes, tutoria ou
orientação de graduandos, inclusive em trabalhos de conclusão de curso;
V – atividades de campo e viagens didáticas;
VI – preparação de material didático.
Inscrição
A inscrição deve ser realizada no início de cada semestre (é permitida somente uma capacitação didática por semestre).
Documentação
Ficha de Inscrição e Check List – Capacitação Didática
Orientações para Capacitação Didática em Atividades do Curso de Graduação em Enfermagem