PROFESSOR/PESQUISADOR VISITANTE

 

Protocolo para recebimento do Professor/Pesquisador Visitante

 

I - Objetivo:

Padronizar os procedimentos para o recebimento do Professor Visitante/Pesquisador na EE.

 

II - Definições:

O Professor Visitante/Pesquisador (PV) é vinculado a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, brasileiras e estrangeiras, cuja formação e experiência acadêmica e profissional possam contribuir para o aperfeiçoamento do ensino, pesquisa e extensão na EE, por meio de visitas de curta (1 a 15 dias), média (16 a 90 dias) e longa duração (mais de 90 dias).

 

III - Documentos necessários:

 

1. Plano de Atividades: é o documento onde se registram o período de permanência e as ações que serão realizadas durante o programa de PV, com ciência da Chefia de Departamento. Descrever as fontes de financiamento obtidas para PV (FAPESP, CNPq, CAPES, FINEP, USP, Programa de Pós-Graduação, Departamento, EE e outras).

2. Curriculum Vitae resumido do PV: é o documento onde se registra a identificação do PV, Instituição de origem e títulos obtidos. Não há modelo estabelecido.

3. Cadastro de Identificação do PV: é o documento que contém as informações para o cadastro do PV no Sistema Mundus, conforme modelos anexos.

4. Relatório: é o documento produzido após a atividade e que deverá conter os resultados do Programa de PV: atividades desenvolvidas, produtos e se houver, ações futuras.

 

Observação: Para o pagamento de auxílio (passagem, diária, transporte etc) é necessário que que o PV possua Visto Temporário I - viagem cultural ou missão de estudos (VITEMI).

 

IV - Procedimentos:

 

a) Por parte do Docente:

1. Dar ciência do Plano de Atividades do PV à Chefia do Departamento, Secretaria do Departamento, CCInt e Coordenação PPG (se houver atividades no PPG).

2. Encaminhar à Secretaria do Departamento, Serviço de Pós-Graduação e CCInt os documentos constantes no item III, via e-mail.

3. Programar junto à CCInt, por meio de comunicação eletrônica, reunião de recepção do PV com a Diretora e a Presidente da CCInt informando os participantes e opções de data e horário.

4. Submeter o formulário de “Apoio a Eventos” e/ou proposta de “Curso” ao Conselho de Departamento e CCEx, quando na programação do PV forem realizados Cursos ou eventos científicos (Colóquio, Conferência, Congresso, Encontro, Exposição, Feira, Fórum, Jornada, Mesa Redonda, Mostra, Oficina, Painel, Palestra, Semana, Seminário, Simpósio e Workshop).

 

b) Por parte da Secretaria do Departamento (de acordo com checklist):

1. Providenciar a infraestrutura no Departamento para o PV (sala e computador, se necessário).

2. Apoiar o Docente da EE na consecução das atividades do PV (por exemplo, encaminhar solicitação de pagamento com recursos do Departamento, preencher o formulário de “Apoio a Eventos” e/ou proposta de “Curso”, se necessários).

 

c)  Por parte do Serviço de Pós-Graduação (de acordo com checklist):

(se aplica quando o PV realiza atividades em PPG, como participação em disciplina e Comissão Examinadora ou Julgadora)

1.   Apoiar o Docente da EE na consecução das atividades do PV (reservar sala e audiovisual, solicitar pagamentos, reservar hotel, solicitar a divulgação e o registro das atividades (fotos/filmagem), providenciar Atestados para os participantes das Aulas Abertas)

 

d) Por parte do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (de acordo com checklist):

1. Operacionalizar a realização de Cursos e/ou eventos científicos (Colóquio, Conferência, Congresso, Encontro, Exposição, Feira, Fórum, Jornada, Mesa Redonda, Mostra, Oficina, Painel, Palestra, Semana, Seminário, Simpósio e Workshop), reservar sala e audiovisual, solicitar a divulgação e o registro das atividades (fotos/filmagem), recepcionar os participantes, providenciar Cerimonial e os Atestados aos participantes).

 

e)  Por parte da Secretaria da Diretoria:

1. Confirmar a data da reunião para recepção do PV.

 

f)  Por parte da Secretaria da CCInt (de acordo com checklist):

1.   Efetuar o cadastro de inicial do PV no Sistema Mundus.

2.   Gerar a mobilidade do PV no Sistema Mundus.

3.   Apoiar o Docente da EE e a Diretoria na consecução das atividades do PV (agendar reunião para recepção do PV com a Diretora e a Presidente da CCInt).

4.   Solicitar crachá, autorização para utilizar o restaurante da EE,

5.   Apoiar a Diretora e a Presidente da CCInt na recepção do PV (preparar apresentação da EE e da USP, preparar pasta com os materiais de divulgação institucional da USP, da EE e de São Paulo).

6.   Na primeira visita do PV apresentar às dependências da EE (Centro Histórico, Biblioteca, CELAB e Departamentos) e fora da EE, se de interesse (Instituições de Saúde: Hospitais, Casas de Parto, Centros e Unidades Básicas de Saúde, Institutos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital Universitário)

7.   Providenciar os Atestados para o PV e para o Docente responsável.

 

Acesse o fluxo desse protocolo