Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica - ENC

 

VISÃO

Excelência no ensino e na pesquisa para o Cuidado na Saúde do Adulto e do Idoso

 

MISSÃO

Ensinar e produzir conhecimento para o cuidado qualificado na Saúde do Adulto e do Idoso

 

VALORES

Respeito, ética, compromisso, inovação, espírito de equipe, entusiasmo, lealdade, sustentabilidade.

 

O Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica (ENC) da EEUSP atua no ensino, na pesquisa e na extensão à comunidade, com foco no cuidar do adulto e idoso em diferentes cenários de atenção à saúde (ambulatório, unidades de internação, centro-cirúrgico, unidades de terapia intensiva, emergência, centros de reabilitação), segundo diretrizes nacionais e internacionais.

 

No ensino de graduação, o processo ensino-aprendizagem na saúde do adulto e do idoso é baseado em evidências científicas. no pensamento crítico, no raciocínio clínico e na aprendizagem significativa. O ENC implementa metodologias ativas e promove uma promove formação ampla, ativa, criativa, inovadora e transformadora.

 

No ensino de pós-graduação senso estrito, coordena o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto (PROESA) que, embora jovem, recebeu pontuação máxima nas duas últimas avaliações da CAPES. Reconhecido pelo padrão internacional e pela formação de doutores para a América Latina, o PROESA foi pioneiro na proposição e coordenação do Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) Internacional da USP. Reafirmando sua responsabilidade social na formação de doutores, atualmente, coordena dois DINTER, um internacional e um nacional.

 

Na pesquisa, o Departamento ENC tem se comprometido com os objetivos de desenvolvimento sustentável, com produção científica e tecnológica qualificadas. Contribui com a formação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, desde a Iniciação Científica ao pós-doutorado, capta financiamento para pesquisas e conta com convênios e parcerias com instituições renomadas, nacionais e internacionais.

 

Na Extensão de Serviços à Comunidade, o ENC tem contribuído para a melhoria da assistência em saúde e em enfermagem baseada em evidências científicas. Lidera projetos com renomados hospitais públicos e privados e preside uma colaboração internacional, o Centro Brasileiro para o Cuidado à Saúde Baseado em Evidências: Centro de Excelência do JBI (JBI Brasil). Com iniciativas de extensão inovadoras, exerce liderança em sociedades científicas e culturais nacionais e internacionais, organiza  eventos nacionais e internacionais, participa em diversos comitês editoriais de revistas nacionais e internacionais, coordena o Programa de Residência em Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso e atua na proposição, coordenação e manutenção de Ligas acadêmicas e científicas (Hipertensão Arterial, Diabetes, Estomaterapia, Emergência, Cardiologia, Envelhecimento, UTI, Oncologia, Perioperatório).

 

As atividades desenvolvidas pelo Departamento ENC aqui sumarizadas garantem a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, corroborando diretrizes da Universidade tais como nacionalização, internacionalização, inovação e interdisciplinaridade.

 

INFORMAÇÕES

 

Chefe de Departamento: Profa. Dra. Vilanice Alves de Araújo Püschel

Suplente: Profa. Dra. Vera Lucia Conceição de Gouveia Santos

Secretária: Rosemeire Pereira de S. Caetano

Telefone: 3061-7544

E-mail: enc@usp.br