Apresentação

O Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da Escola de Enfermagem da USP destina-se a aprimorar a formação de alunos de Pós-Graduação para desenvolver atividades didáticas de graduação. Ele está pautado nos termos da Portaria GR 3588, de 10 de maio de 2005, e nas Diretrizes do PAE, de 24 de maio de 2005.

 
O PAE é constituído de duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência.- 
 
A Preparação Pedagógica (PP) não está vinculada a nenhuma disciplina de graduação e é pré-requisito para a realização do Estágio supervisionado em Docência (ESD). Há duas modalidades de atividades que o aluno pode realizar, para cumprir a etapa de PP. Ele poderá escolher uma delas ou fazer as duas, se desejar. 
 
• Cursar uma disciplina, de qualquer Unidade da USP, que tenha sido reconhecida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação como equivalente à etapa de Preparação Pedagógica. 
 
Na EE há duas disciplinas nesta condição: ENC 5883 - Prática Pedagógica no Ensino Superior (PROESA) e ENO 5794 - Perspectivas Teórico-Metodológicas do Processo Ensino-Aprendizagem (PPGEn). 
 
• Participar do Ciclo de Seminários proposto pela Comissão PAE-EEUSP que ocorre, regularmente, no 1º e 2º semestres. 
 
O Estágio Supervisionado em Docência (ESD) caracteriza-se pela participação do aluno em atividades desenvolvidas junto às disciplinas de Graduação, com carga horária de 6 horas semanais. 
 
A Preparação Pedagógica deverá ser realizada anteriormente ao Estágio Supervisionado em Docência. 
 
DIRETRIZES
 
 
ETAPA DE PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA (EPP)

- Disciplinas aceitas como ETAPA DE PREPARAÇÃO PEDAGÓGICA (EPP) pela Universidade: 
http://www.prpg.usp.br/index.php/pt-br/pae/etapa-de-preparacao-pedagogica/relacao-das-disciplinas-pae
(para Consultar o oferecimento de determinada disciplina, utilize o Sistema Janus: https://uspdigital.usp.br/janus/componente/disciplinasOferecidasInicial.jsf)


CICLO DE SEMINÁRIOS PAE

 

 

ETAPA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA (EESD) 
 

Declaração de Ciência da Portaria