Iniciação Científica

► Resolução CoPq 7.236 – 22-7-2016

 Resolução Normativa 017 CNPq

 
 

Editais PIBIC e PIBITI - 2018/2019

 

 

►INSCRIÇÕES

 
As inscrições devem ser realizadas pelo orientador no Sistema Atena das 08h30 de 23/04 às 12h00 de 23/05/2018.

 

As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda) e no vídeo https://youtu.be/1l02lgvcfJc. Não será possível cadastrar projetos que não vão concorrer às bolsas (outros fomentos ou voluntários) durante o período de inscrições.

 

OBSERVAÇÃO: aluno cuja bolsa se encerra em 31/07/2018 e queira pleitear renovação da bolsa deve obedecer a esta mesma data de inscrição.

 

Edital PIBIC - 2018/2019 - programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes do ensino superior.

 

Edital PIBITI - 2018/2019 - programa que visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

 

Vigência da Bolsa: 01/08/2018 a 31/07/2019

Valor da Bolsa: R$ 400,00/mês

 

► ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO RESUMIDO

Projeto de Pesquisa contendo: Introdução, Objetivo, Metodologia, Cronograma e Referências Bibliográficas). O projeto pode ser individual do aluno ou, caso pertença a um projeto maior, o orientador deverá definir exatamente a atividade a ser desenvolvida pelo aluno. (A Comissão de Pesquisa da EEUSP recomenda que o projeto de pesquisa tenha, no máximo, 5 páginas.)

OBSERVAÇÃO: é necessário anexar a cópia da aprovação e/ou da submissão do projeto ao Comitê de Ética em Pesquisa, quando aplicável.

 

► ORIENTADORES PÓS-DOUTORANDOS

No caso de orientadores pós-doutorandos, o prazo para finalização do programa de pós-doutorado deve ser maior ou igual ao da vigência da bolsa de Iniciação Científica (31/07/2019).

Os interessados em inscrever seus projetos deverão solicitar à Comissão de Pesquisa da EEUSP o acesso ao Sistema Atena. Após liberação do acesso, o pós-doutorando deverá cadastrar sua senha no link https://uspdigital.usp.br/atena/, “Primeiro Acesso” do menu "Acesso Restrito".

 

 

SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTA
 
O orientador deve encaminhar à Comissão de Pesquisa (via e-mail edipesq@usp.br) os seguintes documentos:
1 - Carta de solicitação de substituição do bolsista com a justificativa do motivo;
2 - Histórico Escolar do novo bolsista;
3 - No caso de reprovação no Histórico Escolar, apresentar a justificativa da escolha do aluno (máximo de 1 reprovação).
 
- O NOVO bolsista deve ter o Currículo Lattes atualizado e conta corrente (pode ser conta universitária) no Banco do Brasil. É necessário que o aluno insira o número da conta corrente no Sistema JúpiterWeb (se aluno USP) ou informar ao Serviço de Pesquisa (se o aluno for de outra instituição).
 
- O bolsista SUBSTITUÍDO deve entregar o Relatório Parcial da Pesquisa e o seu Orientador deve inseri-lo no Sistema Atena para análise da Comissão de Pesquisa.
 
 
CANCELAMENTO DE BOLSA
 
- O orientador deve encaminhar à Comissão de Pesquisa (via e-mail edipesq@usp.br) a solicitação de cancelamento do bolsa com a justificativa do motivo.
 
- O bolsista deve entregar o Relatório das Atividades de IC desenvolvidas e o seu Orientador deve inseri-lo no Sistema Atena para análise da Comissão de Pesquisa.
 
► O bolsista que não apresentar o relatório deve devolver ao CNPq, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) e para isso é necessário emitir a Guia de Recolhimento - CNPq e, após o pagamento da Guia, entregar cópia do comprovante no Serviço de Apoio à Pesquisa.
 
 
 
⇒ Lista dos Bolsistas - vigência: 2017-2018

⇒ Lista dos Bolsistas - vigência: 2016-2017

⇒ Lista dos Bolsistas - vigência: 2015-2016

⇒ Lista dos Bolsistas - vigência: 2014-2015

 

► Prazos e orientações para entrega de Relatórios Parcial e Final