Cetenf

Centro de Estudos em Teleenfermagem - EEUSP

 

 

O CETENF tem dois laboratórios virtuais de aprendizagem que permitem aos alunos o uso de videoconferência para discussão de casos clínicos com profissionais e professores que estejam distantes fisicamente. Já os sistemas educacionais Cybertutor e Moodle Rede Aluno/USP, baseados na Internet, otimizam o aprendizado e aumentam a interatividade com os colegas e professores. Os laboratórios também oferecem objetos de aprendizagem para a compreensão de procedimentos e do corpo humano.

Entre eles, o Homem Virtual, conjunto de imagens dinâmicas criadas por computação gráfica 3D, na Disciplina de Telemedicina da FMUSP (www.projetohomemvirtual.org.br). O CETENF possui ainda a terceira Sala de Aula do Futuro do Brasil. A primeira funciona da Faculdade de Medicina da USP e a segunda no Pólo de Telemedicina da Amazônia.

A Sala de Aula do Futuro possibilita a mobilidade de alunos e professores e o compartilhamento de material educacional em tempo real, durante determinada aula. Para tanto, são empregados a tecnologia wireless (sem-fio), o video streaming (transmissão de vídeos pela Internet), a webconference, utiliando softwares como o Adobe Connect ou videoconferências, ponto-a-ponto e multipontos. Em outro ambiente funciona uma estação de estudos e pesquisas, com a possibilidade de realização de webconference e o Teleambulatório que integra o Programa Nacional de Telessaúde aplicado à Atenção primária no Brasil do Ministério da Saúde e da Ciências e Tecnologia.

Há dissertações de mestrado e teses de doutorado na área, além de outros estudos em desenvolvimento, com apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Organização Panamericana de Saúde – OPAS. Além disso o CETEnf-EEUSP vem propiciando a utilização de tecnologias da informação e comunicação na pós-graduação, ampliando as possibilidades de articulação em redes nacionais e internacionais, tanto no ensino quanto na pesquisa.