Pós-Doutorado

► Lista de Pós-Doutorados EEUSP

 

O Pós-Doutorado na USP é um programa de pesquisa, realizado nas Unidades USP, por portadores de título de doutor, com o objetivo de melhorar o nível de excelência científica da Universidade. O candidato deverá contatar um professor da EEUSP da sua área de interesse que será responsável pelo Programa de Pós-Doutorado (ver Grupos de Pesquisa da EEUSP). Além do desenvolvimento do projeto de pesquisa proposto, o pós-doutorando deverá participar de outras atividades de pesquisa desenvolvidas pelo grupo de pesquisa do supervisor. 

Cada solicitação de programa de pós-doutorado deverá ser encaminhada à Comissão de Pesquisa da EEUSP (CPq/EEUSP) pelo docente responsável, com grau mínimo de Doutor.

 

A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições, sendo vedada a utilização de recursos orçamentários da EEUSP: 

I – se for financiada por bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente;
II – se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa, ou ainda, se o vínculo empregatício for em tempo parcial;
III – sem bolsa, a critério da Comissão de Pesquisa ou, na sua ausência, do Conselho Deliberativo do Museu, Órgão de Integração ou Órgão Complementar.
 
- Para a situação prevista no inciso II, o pós-doutorando deverá apresentar, no ato de sua aceitação, o Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, conforme modelo do Anexo I.
- Para a situação prevista no inciso III, será exigida a assinatura de Termo de Compromisso de Pós-Doutorado, conforme modelo do Anexo II.
 
Bolsista Jovem Pesquisador - FAPESP também pode se inscrever no Programa de Pós-Doutorado.
 
O Programa de Pós-Doutorado na EEUSP deve atender aos requisitos da Resolução CoPq Nº 7406, de 03 de outubro de 2017, que dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado na USP.
 
Inscrição  -  Prorrogação  -  Conclusão
 
Inscrição
Solicitação: em qualquer época do ano (fluxo contínuo).
Prazo para análise: o prazo médio para análise pela CPq é de até 45 dias.
► Prorrogação
A prorrogação deverá ser solicitada até 40 dias antes da data final de vigência.
Conclusão
O relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência. Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será encerrado (desligamento) e o atestado não será emitido
 
A documentação deverá ser entregue na Secretaria do Serviço de Apoio à Pesquisa dentro dos prazos estipulados pela CPq.
 

 

CAPACITAÇÃO DIDÁTICA EM ATIVIDADES DO CURSO DE GRADUAÇÃO

 

Durante o programa de pesquisa, os pós-doutorandos regularmente admitidos e inscritos no sistema pertinente poderão participar de capacitação didática em atividades dos cursos de graduação, sob supervisão de docente da Universidade.

Entende-se por capacitação didática em atividades dos cursos de graduação a atuação dos pós-doutorandos em:

I – aulas práticas, seminários e aulas de exercícios;
II – orientação de grupos de estudos e discussão de casos clínicos;
III – aplicação de provas, exames e trabalhos;
IV – supervisão da aprendizagem dos estudantes, tutoria ou orientação de graduandos, inclusive em trabalhos de conclusão de curso;
V – atividades de campo e viagens didáticas;
VI – preparação de material didático.

 

► Inscrição

Solicitação: em qualquer época do ano (fluxo contínuo).
 
► Documentação
 
 
 
 
 
 
 
Secretaria do Serviço de Apoio à Pesquisa
 
Endereço: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 - Cerqueira César - 2º andar - Sala 200
CEP: 05403-000 - São Paulo - SP - Brasil
Horário de Atendimento: das 8h00 às 17h00
Telefones: (11) 3061-7548 | E-mail: edipesq@usp.br