Pesquisador Colaborador

 

O Programa Pesquisador Colaborador, criado em 06 de outubro de 2017, tem por objetivo permitir que pesquisadores experientes, vinculados ou não a outra instituição, possam colaborar com a pesquisa científica da Universidade de São Paulo, conforme Resolução CoPq Nº 7.413, de 06 de outubro de 2017.

 

Para participar do Programa na EEUSP, o candidato deverá contatar um professor da EEUSP da sua área de interesse (ver Grupos de Pesquisa da EEUSP), para envio da proposta de pesquisa.

 

O pedido de participação no Programa deverá ser formulado por docente USPsubmetido à aprovação do Departamento a que o Pesquisador Colaborador estará vinculado e após à Comissão de Pesquisa para análise.

 

São aceitos candidatos da USP e de outras Universidades que possuam titulo de Doutor de qualquer Instituição, nacional ou internacional. 

OBS.: Inscrições de candidatos que não possuam título de doutor poderão ser consideradas mediante solicitação da Comissão de Pesquisa ao Departamento e à Congregação da Unidade.

 

A participação no programa será aceita dentro das seguintes condições: 

I – se for financiada por quaisquer fontes de financiamento;
II – se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa, ou ainda, se o vínculo empregatício for em tempo parcial;
III – sem financiamento, a critério da Comissão de Pesquisa ou Conselho Deliberativo do Museu, Órgão de Integração ou Órgão Complementar.
 
 

Inscrição

 

Período: Fluxo contínuo.

Prazo para análise: o prazo médio para análise pela CPq é de aproximadamente 45 dias.

 

 

Documentação necessária:

 

• Formulário de Inscrição (assinado pelo Pesquisador Colaborador e pelo Supervisor).

 

• Cópia do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido (máximo de 20 páginas, espaço 1,5 e letra Times New Roman tamanho 12, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução com justificativa de carga horária). O projeto de pesquisa poderá ser apresentado em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Os projetos em língua inglesa ou espanhola deverão conter título e resumo em português, impresso e em arquivo PDF para edipesq@usp.br.

 

• Plano de Trabalho a ser executado pelo Pesquisador Colaborador, contendo o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas, com justificativa e cronograma de execução -  impresso e em arquivo PDF para edipesq@usp.br.

 

 Cópia do Protocolo de submissão do projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa registrado na CONEP, se o projeto envolver seres humanos (para implementação do programa, o candidato deverá entregar cópia da carta de aprovação do projeto pelo Comitê de Ética).

 

 Currículo Lattes atualizado do(a) candidato(a), com dados dos últimos 5 anos.

 

 Cópia do CPF.

 

 Cópia do RG - Para estrangeiros, cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil e cópia do RNE ou protocolo.

 

 Cópia do comprovante do Título de Doutor.

 

 Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (Anexo III).

 

► Para Pesquisador COM Bolsa

 

- Cópia do Termo de Outorga ou Aceitação da Bolsa, impressa e em arquivo PDF para edipesq@usp.br.

 

► Para Pesquisador COM Vínculo Empregatício

 

    ► Vínculo Empregatício Integral (40 horas semanais) com afastamento remunerado:

    • Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora (Anexo I).

    Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da  publicação no Diário Oficial (documento a ser entregue pelo pós-doutorando após aprovação do programa).

 

    ► Vínculo Empregatício Parcial:

    • Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora (Anexo I).

    • Documento comprovando o vínculo empregatício parcial emitido pelo RH da instituição empregadora.

 

► Para Pesquisador SEM Bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa da EEUSP

 Termo de Compromisso de Pesquisador Colaborador – Modalidade sem bolsa, (Anexo II), preenchido e assinado pelos interessados (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa). Não será aceito formulário preenchido parcialmente.

 

 Parecer do relator indicado pelo Departamento. 

 

 Aprovação do Conselho do Departamento.