Apresentação

 

A EEUSP conta com experiência consolidada na realização de atividades de Cultura e Extensão universitária, articuladas à pesquisa e ao ensino, reforçando a necessária indissociabilidade entre os três pilares constitutivos da Universidade de São Paulo.

 

Anualmente temos oferecido aos graduandos a oportunidade de participar de projetos de extensão (Aprender com Cultura e Extensão) em temáticas inovadoras e relacionadas ao enfrentamento de grandes desafios epidemiológicos da população brasileira. Com isso, os estudantes podem ampliar as vivências em serviços ou instituições produzindo um conhecimento acerca do uso de tecnologias inovadoras, instrumentalizando os mesmos a assumirem um protagonismo e liderança na vida profissional, bem como beneficiando diferentes segmentos da sociedade paulista.

 

O corpo docente da EEUSP também promove vários cursos, nas diferentes modalidades (Difusão, Atualização, Especialização e Residência) voltados para a disseminação de conhecimentos científicos e novas práticas que visam instrumentalizar os profissionais a  aprimorarem o processo de cuidado em saúde, em diferentes contextos de atuação. Com isso, a extensão universitária da EEUSP tem abarcado ações de qualificação dos profissionais de saúde em estreita parceria com órgãos públicos, como Ministérios e Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, além de entidades do terceiro setor; em temáticas emergentes e complexas. Esse processo de disseminação do conhecimento científico visa sua incorporação pelos profissionais e a melhoria da qualidade de vida da população atendida pelos mesmos.

 

Destacam-se, ainda, como atividades anuais no âmbito da Cultura e Extensão, a divulgação da Enfermagem na Feira das Profissões e na visita monitorada aos estudantes do ensino médio. Todas as atividades contam com uma profícua parceria com a Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa.