Pós-Doutorado - Inscrição / Prorrogação / Conclusão

 

Inscrição

 

A documentação impressa deve ser protocolada junto ao Serviço de Apoio a Pesquisa.

Enviar cópia em PDF do Plano de Trabalho + Projeto de Pesquisa (arquivo único), comprovante do Comitê de Ética e Anexo III para o e-mail edipesq@usp.br

 

Período: Fluxo contínuo

 

Prazo para análise: o prazo médio para análise pela CPq é de aproximadamente 45 dias.

 

Documentação necessária 

 

- Formulário de Inscrição (arquivo)

 

II - Carta de encaminhamento da solicitação do Programa de Pós-Doutorado, assinada pelo supervisor, justificando a contribuição que o desenvolvimento do projeto proposto e a formação prévia do(a) candidato(a) trarão ao grupo de pesquisa junto ao qual se realizará o pós-doutoramento.

 

III Plano de Trabalho e Projeto de Pesquisa (arquivo único).

 

a) Plano de Trabalho: o detalhamento de todas as atividades a serem desenvolvidas pelo Pós-doutorando, com justificativa e cronograma de execução. O Plano de Trabalho deve conter atividades que contribuam com a graduação, pós-graduação e/ou programas de cultura e extensão e ser aprovado assinado pelo Supervisor.

 

b) Projeto de Pesquisa: documento elaborado para articular e organizar a proposta de pesquisa, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução. O Projeto de Pesquisa deve estar obrigatoriamente incluído no Plano de Trabalho.

Formatação do Projeto de Pesquisa - máximo de 20 páginas, espaço 1,5 e letra Times New Roman tamanho 12, contendo: resumo, introdução e justificativa, objetivos, metodologia, resultados esperados, cronograma de execução e referências. O projeto de pesquisa poderá ser apresentado em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Os projetos em língua inglesa ou espanhola deverão conter título e resumo em português.

 

IV - Cópia do Protocolo de submissão do projeto a um Comitê de Ética em Pesquisa registrado na CONEP, se o projeto envolver seres humanos (após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética, o Parecer de Aprovação do Projeto deve ser inserido no Sistema Atena).

 

V - Currículo Lattes do(a) candidato(a).

 

VI - Cópia do CPF.

 

VII - Cópia do RG. Para estrangeiros, RNE ou protocolo. Estrangeiros devem também enviar cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo.

 

VIII - Cópia do comprovante do título de Doutor.

 

IX - Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual - preenchida e assinada pelo(a) canditato(a)

 

X - Supervisor Professor Sênior, cópia do Termo de Colaboração com validade no período do Plano de Trabalho.

 

Modalidade do Programa:

 

► Com Bolsa (CAPES, CNPq, FAPESP e outros)

 •  Cópia do Termo de Outorga ou Aceitação da Bolsa.

 

► Com Afastamento Empregatício remunerado

 • Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

 • Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da publicação no Diário Oficial.

 

► Vínculo Empregatício Parcial:

  • Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

  • Documento comprovando o vínculo empregatício parcial emitido pelo RH da instituição empregadora.

 

► Para Pesquisador SEM Bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa)

• Termo de Compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa, preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

 

 

Prorrogação
 

Prazo: o Programa de Pós-Doutorado poderá ser prorrogado desde que a solicitação seja encaminhada à Comissão de Pesquisa no prazo de até 40 dias antes do término da vigência do programa.

 

Documentação necessária (a documentação deve ser inserida no sistema no formato PDF)

 

Formulário de Prorrogação (arquivo)

 

II -  Plano de Trabalho para o período da prorrogação e Projeto de Pesquisa (arquivo único).

 

a) Plano de Trabalho: o detalhamento de todas as atividades a serem desenvolvidas pelo pós-doutorando, com justificativa e cronograma de execução. O Plano de Trabalho deve conter atividades que contribuam com a graduação, pós-graduação e/ou programas de cultura e extensão e ser aprovado assinado pelo Supervisor.

 

b) Projeto de Pesquisa: documento elaborado para articular e organizar a proposta de pesquisa, contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução. O Projeto de Pesquisa deve estar obrigatoriamente incluído no Plano de Trabalho.

Formatação do Projeto de Pesquisa - máximo de 20 páginas, espaço 1,5 e letra Times New Roman tamanho 12, contendo: resumo, introdução e justificativa, objetivos, metodologia, resultados esperados, cronograma de execução e referências.

 

III - Relatório das Atividades desenvolvidas no período do programa de pós-doutorado e cópia dos trabalhos publicados, aceitos ou enviados para publicação (arquivo único).

 

IV - Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual - preenchida e assinada pelo(a) canditato(a) (Anexo III).
 

Observação: Estrangeiros devem enviar cópia de página do passaporte com visto de permanência no Brasil, em vigência, ou protocolo.
 

► Para Pesquisador COM Bolsa

• Cópia do comprovante de prorrogação da Bolsa (Termo de Outorga ou outro documento da agência de fomento que comprove a prorrogação da bolsa).

 

► Para Pesquisador COM Vínculo Empregatício

 

    ► Vínculo Empregatício Integral com afastamento remunerado:

     • Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora (Anexo I), preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

   • Documento de afastamento remunerado emitido pelo RH da instituição empregadora ou cópia da publicação no Diário Oficial.

 

    ► Vínculo Empregatício Parcial:

    • Termo de Ciência firmado pela instituição empregadora (Anexo I), preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

    • Documento comprovando o vínculo empregatício parcial emitido pelo RH da instituição empregadora.

 

► Para Pesquisador SEM Bolsa (a critério da Comissão de Pesquisa)

• Termo de Compromisso de Pós-Doutorado – Modalidade sem bolsa, (Anexo II), preenchido e assinado pelas partes envolvidas.

 

 

Conclusão

 

Prazo: o relatório final deverá ser entregue mesmo sem o parecer da Agência de Fomento, quando for o caso, até, no máximo, 60 dias após o término da vigência do programa. Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pós-doutorado será encerrado e o certificado não será emitido.

 

Para conclusão do Programa, é necessário cumprir a carga horária mínima de 960 horas.

 

Documentação necessária (a documentação deve ser inserida no sistema no formato PDF)

 

Formulário de Conclusão (arquivo)

 

II - Relatório das atividades desenvolvidas junto ao grupo de pesquisa do supervisor; Relatório Final da pesquisa, na forma de artigo científico; e Cópia de publicação(ões) científica(s) referente(s) ao projeto desenvolvida(s) em coautoria com o supervisor. (arquivo único de, no máximo, 2 MB).

 

III - Parecer do supervisor sobre o desempenho e a contribuição do pós-doutorando para o grupo de pesquisa (impresso).

 

► Para Pesquisadores COM Bolsa

• Cópia do parecer da assessoria científica fornecida pela agência de fomento OU por órgãos que não são de fomento à pesquisa.