Escritório de Apoio ao Pesquisador (EAP)

Fluxo e Norma do Escritório de Apoio ao Pesquisador  - EAP EE

 

► Norma de funcionamento do EAP EE

► Fluxo - EAP EE

 

»»Fluxograma para assinatura de documento que exige a manifestação do Dirigente da EE, para solicitações de Auxílio à Pesquisa e Bolsas às agências de fomento.

 

 

Orgãos e Agências de Fomento

 

► FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

 

Novo procedimento para a aquisição de bens para pesquisa - FAPESP

Pela Portaria nº 18/2016 da FAPESP, em vigor desde o dia 02/01/2017, passa a ser obrigatório para todas as aquisições de bens para pesquisa (sejam elas permanentes ou de consumo) pelos Pesquisadores, que os documentos fiscais sejam emitidos em nome da FAPESP, com o respectivo CNPJ:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
CNPJ nº 43.828.151/0002-26
Rua Pio XI, 1500 – Alto da Lapa
05468-901 – São Paulo – SP

 

É importante que o número do processo FAPESP e o local de entrega do bem constem no corpo da Nota Fiscal/DANFE.

 

COMUNICADO SOBRE DEVOLUÇÃO DE VERBA À FAPESP

A FAPESP Informa que a partir de 01/08/2018, só receberá devoluções de recursos por meio de transferência bancária ou depósito identificado.

Desta forma, o OUTORGADO terá mais agilidade e segurança no repasse dos valores à FAPESP. O objetivo é evitar transtornos aos OUTORGADOS, como o extravio de cheques e a remessa de valores em espécie pelos correios, malote e/ou portadores.

Essas instruções também foram atualizadas no portal da internet da FAPESP nos seguintes links:

-  Devolução de Verba: http://www.fapesp.br/10820   

 

 

Chamadas e Editais em aberto

 

 

 

FAPESP e CNPq recebem propostas para o Pronex

A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebem propostas para financiamento por meio do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex).

Serão selecionadas propostas em temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento, em consonância com os objetivos do Pronex, que visa contribuir para consolidar o processo de desenvolvimento científico-tecnológico brasileiro.

As solicitações serão recebidas pela FAPESP em fluxo contínuo, durante todo o ano. As propostas serão selecionadas enquanto houver recursos disponíveis. As propostas devem ser submetidas por via eletrônica utilizando o Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, no endereço: www.fapesp.br/sage.

As propostas devem ser apresentadas na modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático. Os projetos terão duração de 48 meses, prorrogáveis no máximo até 60 meses.

Além das condições especificadas para Projetos Temáticos FAPESP, as propostas devem ter equipes com no mínimo três bolsistas de produtividade categoria 1 do CNPq (PQ ou DT), ou pesquisadores com perfil equivalente, incluindo o proponente e pesquisadores principais, necessariamente vinculados a pelo menos duas instituições distintas e inscritos em apenas uma proposta.

As solicitações serão recebidas pela FAPESP, em fluxo contínuo, durante todo o ano de 2018.

Mais informações em http://www.fapesp.br/10992 e http://agencia.fapesp.br/fapesp_e_cnpq_recebem_propostas_para_o_pronex/27619/

 

 

FAPESP seleciona novas Escolas São Paulo de Ciência Avançada

A FAPESP lança nova chamada da modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

Submissões serão recebidas até 17 de agosto de 2018, exclusivamente pelo sistema eletrônico SAGe da FAPESP.

Mais informações em:  http://espca.fapesp.br/detalhe/chamada/14

 

 

SPRINT abre segunda chamada de propostas em 2018

A FAPESP anuncia a segunda chamada de propostas de 2018 da modalidade SPRINT – São Paulo Researchers in International Collaboration.

A nova chamada estabelece condições para a submissão de propostas de mobilidade entre pesquisadores do Estado de São Paulo e de dez instituições de ensino e pesquisa no exterior, com as quais a FAPESP mantém acordo de cooperação:

- CALDO Consortium, Canadá
- CNRS, França
- Durham University, Reino Unido
- Universidad Salamanca, Espanha
- University of Copenhagen, Dinamarca
- University of Manchester, Reino Unido
- University of Miami, Estados Unidos
- University of Queensland, Austrália
- University of Toronto, Canadá
- University of Tsukuba, Japão 

 

Podem submeter propostas pesquisadores responsáveis por auxílios FAPESP vigentes nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Projeto Temático ou nos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Pesquisadores principais de Projetos Temáticos, CEPIDs e PITEs vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas.

O prazo final para envio de propostas é dia 30 de julho de 2018.

Mais informações em: http://www.fapesp.br/11728

 

FAPESP lança programa e chamada Jovens Pesquisadores – Fase 2

A FAPESP anuncia a primeira chamada de propostas no âmbito do novo Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes – Fase 2 (JP-2). O objetivo é possibilitar a consolidação de linhas de pesquisa iniciadas em projetos apoiados na modalidade Auxílio à Pesquisa – Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

Para submissão de propostas nesta chamada, é necessário:

    • Ter vínculo empregatício em instituição de ensino superior e/ou pesquisa, pública ou privada, no Estado de São Paulo.

    • Ter completado a vigência do auxílio JP-1 há não mais que três anos prévios à data de encerramento da chamada JP-2 (31 de julho de 2018); ou

    • Ter auxílios JP-1 que, em 31 de julho de 2018, já tenham pelo menos 42 meses de vigência.

As submissões tramitarão via Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), com prazo final até dia 31 de julho de 2018.

Mais informações em: http://www.fapesp.br/11731

 

 

 

► CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

 

Chamadas e Editais em aberto

 

 

CNPq recebe propostas de bolsas Produtividade em Pesquisa e Produtividade em Pesquisa Sênior

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu o prazo para recebimento das propostas de bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) e Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr). Os pesquisadores interessados deverão consultar as normas para cada tipo de bolsa no portal do CNPq e a Chamada Pública 09/2018 que regula a concessão de bolsa PQ e contém os critérios específicos de cada Comitê de Assessoramento (CA).

Submissões serão recebidas até 31 de julho de 2018.

Mais informações em: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/6164545

 

Chamada MS-SCTIE-Decit/CNPq nº12/2018 - Pesquisas de Inovação em Saúde

A presente chamada pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. As propostas devem observar as condições específicas estabelecidas na parte II - Regulamento, anexo a esta chamada pública, que determina os requisitos relativos ao proponente, cronograma, recursos financeiros a serem aplicados nas propostas aprovadas, origem dos recursos, itens financiáveis, prazo para execução dos projetos, critérios de elegibilidade, critérios e parâmetros objetivos de julgamento e demais informações necessárias. 

Submissões serão recebidas até 13 de julho de 2018.

Mais informações em: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=8062

 

CHAMADA MCTIC/CNPQ/FINEP Nº 06/2018 - AUXÍLIO À PROMOÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS E/OU DE INOVAÇÃO - ARC

Esta chamada tem por objetivo apoiar a realização no Brasil de eventos de abrangência mundial, internacional, nacional ou regional relacionados a ciência, tecnologia e inovação, tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares.

Para eventos da LINHA 2 – Eventos nacionais ou internacionais e da LINHA 3 – Eventos regionais ou que estejam em suas primeiras edições que serão realizados no período de 01/01/2019 a 30/06/2019.

Submissões serão recebidas até 06 de julho de 2018.

Mais informações em: http://resultado.cnpq.br/2523617097804581

 

 

Chamada CNPq/MS-DIAHV Nº 11/2018 - Pesquisas em Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV, Aids e Hepatites Virais

As propostas a serem submetidas deverão ter como objetivo o desenvolvimento de pesquisas de cunho científico e/ou tecnológico relacionadas à vigilância, prevenção e controle das infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV, AIDS e Hepatites Virais (HV), que visem contribuir significativamente para a geração de conhecimentos e evidências para o fortalecimento das ações de controle e prevenção do HIV/AIDS, IST e HV, com foco especial na assistência, adesão ao tratamento, avaliação econômica, de forma a colaborar de modo efetivo para o avanço no conhecimento, geração de produtos, formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria da saúde da população brasileira.

Submissões serão recebidas até 09 de julho de 2018.

Mais informações em: http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=8042

 

 

 

 CAPES - Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

 

 

Chamadas e Editais em aberto

 

 

CAPES patrocina vinda de pesquisadores de alto nível para o Brasil

Interessados em apresentar projetos de cooperação acadêmica internacional em nível de pós-graduação com vistas a receber patrocínio para a vinda de docentes e pesquisadores de alto nível para o Brasil têm até o dia 22 de junho para fazer a inscrição no novo edital do programa Escola de Altos Estudos.

A Escola de Altos Estudos tem por objetivo apoiar os programas de pós-graduação brasileiros a promover a realização de visitas de curta duração a instituições de ensino superior (IES) e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros de professores e pesquisadores de reconhecido prestígio internacional, atuantes no exterior, em todas as áreas do conhecimento.

O valor a ser aplicado no âmbito do edital será de até R$ 125 mil por proposta, sendo até R$ 77 mil reais para gastos com manutenção de projeto, incluindo a aquisição de passagens aéreas, e duas cotas de bolsa na modalidade Professor Convidado do Exterior, a serem executados conforme a disponibilidade orçamentária e financeira anual.

Inscrições acessar o link: http://inscricao.capes.gov.br/individual

Data limite para submissão das propostas:  22 de junho de 2018

Link do Edital: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/04052018-Edital-14-2018-Programa-Escola-de-Altos-Estudos-EAE.pdf

(Brasília – CCS/CAPES)

 

 

 

► MS - Ministério da Saúde

 

► FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos

 

► Pró-Reitoria de Pesquisa da USP

 

 

 

 

nformações

 

 

Informações
Escritório de Apoio ao Pesquisador  (EAP)
Telefone: (11) 3061-7668/7548
E-mail: eapee@usp.br