img-contornos

Bolsas e auxílios

img-contornos

Bolsas

O Programa PROESA conta com apoio de bolsas de estudo de vários órgãos de fomento. As agências financiadoras de pesquisa e formação de recursos humanos que oferecem bolsas de estudos aos alunos de Pós-Graduação matriculados no mestrado e doutorado são: CAPES, CNPq, FAPESP. Há várias modalidades de bolsas destacando-se para mestrado, doutorado, bolsa-sanduiche e estágios de curta duração.

Compete à Comissão de Bolsas do Programa a seleção, a concessão e o acompanhamento dos bolsistas nos casos de bolsas da CAPES e CNPq recebidas pelo Programa.
Além dos critérios específicos das Agências de fomentos, o Programa considera na seleção a produção científica, o desempenho acadêmico, experiência em pesquisa, participação em atividades de representação no Programa. As bolsas oferecidas pela FAPESP são concedidas diretamente pelo órgão de fomento ao aluno, mediante solicitação do orientador.

Os valores das mensalidades das bolsas PROEX/CAPES e CNPq podem ser acessados através do seguinte link: https://www.capes.gov.br/bolsas/prestacao-de-contas-bolsas/valores-de-bolsas

Atualmente, a solicitação de bolsa pode ser feita em qualquer momento do curso, mediante o envio para o email ppg.proesa.ee@usp.br da seguinte documentação:
1 - Formulário de solicitação de Bolsa de Estudo (disponível aqui) e documentos comprobatórios;
2 - Comprovante de que não exerce atividade remunerada (ou declaração assinada de que irá deixar o serviço caso seja contemplado(a) com a bolsa);
3 - Comprovante de residência em nome do aluno ou declaração do proprietário do imóvel em que o aluno reside (junto com comprovante de residência em nome desse proprietário e cópia de documento de identificação do mesmo).

Os doutorandos podem desenvolver parte do seu trabalho de tese em instituições estrangeiras por meio de programas específicos da CAPES e do CNPq.

Pós-doutores têm a oportunidade de se inserir na docência, na pesquisa e orientação da USP por meio de programa específico da CAPES.

BOLSAS PARA AMÉRICA DO SUL - Programa de Estudantes- Convênio de Pós-graduação - PEC - PG 

Auxílio

A mobilização de docentes e alunos para participação ou organização de eventos científicos, pode ser apoiada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e pelas agências de fomento FAPESP, CAPES e CNPq.

Informações sobre auxílio financeiro para participação em evento, com recursos da CAPES, podem acessadas através do seguinte link: 
www.ee.usp.br/posgraduacao/proesa/index.php/paginas/mostrar/45

Convênios e Cooperações - Clique aqui
 

BOLSAS PARA AMÉRICA DO SUL - Programa de Estudantes- Convênio de Pós-graduação - PEC - PG

Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Bolsas Brasil - PAEC OEA-GCUB)

  

Lançado em 2011, o Programa constitui uma das mais importantes iniciativas de cooperação regional no âmbito educacional para o desenvolvimento da América Latina e do Caribe e tem como principal objetivo contribuir para a integração e o fortalecimento regional das Américas, por meio da concessão de bolsas de estudos integrais (adotando como referência o valor das bolsas pagas pela CAPES R$ 1.500,00 mensais para Mestrado e R$ 2.200,00 mensais para Doutorado) para cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), oferecidas pelas Universidades Brasileiras associadas ao Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) a estudantes oriundos dos 34 países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), exceto o Brasil.

Esses profissionais vivenciam o intercâmbio científico e cultural, por meio da mobilidade acadêmica, e retornam aos seus países de origem com a missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade em que estão inseridos.

O ingresso está previsto para ocorrer no 2° semestre de 2021.

Mais informações em: www.grupocoimbra.org.br ou www.oas.org