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Detalhes da Monografia


Autor(a): Ano:
3308116 - Maria Lia Silva Zerbini 2003
Co-autor 1: Co-autor 2:
50880 - Maria Rita Bertolozzi 0 -
Título: Title:
INTERVENÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: AGRAVOS RESPIRATÓRIOS NO GRUPO INFANTIL. INTERVENTION IN COLLECTIVE HEALTH: RESPIRATORY PROBLEMS IN THE INFANTILE GROUP.
Resumo:
No Brasil, o desafio de promover a proteção e desenvolvimento saudável de crianças, está relacionado à garantia de acesso e qualidade dos serviços de saúde. A atuação junto à comunidade é fundamental se tratando de promover instrumentos para os grupo sociais adquirirem potencialidades para construir projetos de vida de qualidade. A efetivação da igualdade de direitos para viver é fundamental na construção de uma nova sociedade. Esse marco respaldou o desenvolvimento da proposta de intervenção, tendo sua primeira fase operacionalizada em estudo realizado por alunos da Escola de Enfermagem da USP no primeiro semestre de 2003, localizada no território sob responsabilidade da coordenadoria de saúde do Butantã. Nesse estudo revelou-se a presença de agravos respiratórios em crianças. É indubitável a magnitude desses agravos no cenário mundial e no Brasil, as pneumonias causam 22,3% das mortes em crianças até quatro anos, assumindo o primeiro lugar nas causas de morte e ocupando 50% das causas de internação hospitalar nesta idade. O desenvolvimento da proposta deu-se por contatos preliminares com a direção do Centro de Saúde Escola Prof. Samuel B. Pessoa, responsável pelo território, para definir estratégias de trabalho. Foram feitos contatos com líderes da comunidade para apresentar a proposta de intervenção e decidir estratégias de trabalho. Houve a realização de um grupo educativo. Este ocorreu em três etapas: uma abordagem inicial com apresentação e esclarecimento da proposta; seguindo-se com debate sobre agravos respiratórios, detecção precoce e manejo adequado no âmbito domiciliar; avaliação do conteúdo abordado encerrou a atividade. Potencialidades do trabalho educativo: integração entre comunidade e profissionais de saúde; resgate do saber popular e aproximação entre este e o científico; estratégia para “empoderamento” dos grupos na conquista de melhores condições de vida e saúde. Limites do trabalho na comunidade: distanciamento entre intencionalidade do técnico e necessidades presentes dos grupos e infraestrutura inadequada.
Summary:
In Brazil, the challenge to promote the protection and healthful development of children is related to the guarantee of assessment and quality of the health services. The performance among the community is fundamental in promoting social instruments to the group to acquire potentialities to construct projects of quality life. The guarantee of equality of rights to live is basic in the construction of a new society. This landmark endorsed the development of the intervention proposal, having its first done in a study carried through for pupils of the School of Nursing of the USP in the first semester of 2003, located in the territory under responsibility of the Health Coordination of the Butantã. This study showed the presence of respiratory problems in children. The importance of these problems in the world-wide scene is doubtless, and in Brazil the pneumonias cause 22.3% of the deaths in children up to four years, assuming the first place in the death causes and occupying 50% of the causes of hospital internment in this age. The development of the proposal started by preliminary contacts with the direction of the Center of Health School Prof. Samuel B. Pessoa, responsible for the territory to define work strategies. Contacts with leaders of the community had been made to present the intervention proposal and to decide the work strategies. It had the accomplishment of an educative group. It happened in three stages: an initial boarding with presentation and clarification of the proposal; following itself with debate on respiratory problems, precocious detection and handling adjusted in the domiciliary scope; evaluation of the boarded content locked up the activity. Potentialities of the educative work: integration between community and health professionals; rescue of popular knowledge, and approach between this and the scientific one; strategy for empowerment of the groups in the conquest of better conditions of life and health. Limits of the work in the community: the distance between the technician intention and necessities of the groups and inadequate infrastructure.
Palavra-chave: Keywords:
Saúde coletiva, educação em saúde, saúde da criança. Collective health, education in health, health of the child.

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