Detalhes da Monografia


Autor(a): Ano:
Magali Hiromi Takashi 2009
Co-autor 1: Co-autor 2:
Genival Fernandes de Freitas
Título: Title:
SISTEMA DE INTERNATO E PROBLEMAS DE SAÚDE DAS ALUNAS INTERNAS, NA EEUSP: 1947 A 1955 SYSTEM OF BOARDING AND HEALTH PROBLEMS OF INTERNAL STUDENTS IN THE EEUSP: 1947 TO 1955
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) manteve o regime de internato nos anos de 1943 a 1973, destacando-se que a influência da Fundação Rockefeller e a política de boa vizinhança, estabelecida entre os governos dos Estados Unidos da América e do Brasil à época, foram marcantes para a sua criação. OBJETIVOS: Analisar o contexto sócio-político e ideológico da criação da EEUSP, em 1942; identificar os problemas de saúde prevalentes nas internas no período de 1947 a 1955 e as causas de desistências, desligamentos ou afastamentos das atividades acadêmicas relacionados a esses problemas; discutir, por intermédio da história das doenças, os problemas de saúde mais frequentes durante suas vidas acadêmicas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de natureza histórico-social de abordagem quantitativa e serial, utilizando-se como fontes documentais os relatórios anuais e anotações da primeira Diretora da Escola, Edith de Magalhães Fraenkel, as quais constituem parte do acervo do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana, além da historiografia relativa à história da enfermagem e que invocam a trajetória de outras Escolas de Enfermagem no Brasil. RESULTADOS: As principais causas de desistência ou afastamentos das alunas internas, no período estudado, foram: “pouco aproveitamento nos estudos” (57 casos), “desajustadas” (17), “saúde debilitada” (13), “após comissionamento” (9) e “para se casarem” (3). As doenças infecto-contagiosas, como tuberculose e hepatite, foram de fundamental importância para o processo de afastamento de boa parte das internas durante o curso de Enfermagem. Havia um grande número de casos de Tuberculose (TB) entre as estudantes, o que somou 200 dias de afastamento de estudo no ano de 1949. O estudo possibilitou a (re)construção identitária da referida Escola, valorizando sua contribuição para a capacitação profissional nos cenários nacional e internacional, além de projetar a imagem da enfermeira nela formada.
Summary:
INTRODUCTION: The School of Nursing, University of São Paulo (EEUSP), kept the boarding in the years 1943 to 1973, highlighting the influence of the Rockefeller Foundation and the good neighbor policy established between the governments of the United States of America and Brazil at the time, were remarkable for their creation. OBJECTIVES: Analyzing the socio-political and ideological context of creation of EEUSP, in 1942; identifying the health problems prevalent in the internal students in the period from 1947 to 1955 and the causes of withdrawals, dismissals or departures of academic activities related to these problems; discussing, through the history of diseases, health problems more frequently during their academic life. METHODOLOGY: This is a study of historical-social approach, quantitative and serial perspectives, using documentary sources such as annual reports and notes of the first Director of the School, Edith de Magalhães Fraenkel, which constitute part of the collection of the Historical Center Cultural Nursing Iberian American, in addition to the historiography on the history of nursing and claiming the trajectory of other Schools of Nursing in Brazil. RESULTS: The main causes of withdrawal or inner leaves of the students during the study period, were "poor performance in studies" (57 cases), "problems of adjustment" (17), "poor health" (13), "after commissioning" (9) and "to marry" (3). The infectious diseases, such as tuberculosis and hepatitis, were of fundamental importance to the process of withdrawal of much of the internal during the course of nursing. There were a large number of cases of tuberculosis (TB) among the students, which totaled 200 days of the withdrawal of studies in the year of 1949. The study allowed the (re) construction of identity of the EEUSP, valuing her contribution to professional training in the national and international scenarios, in addition to project the image of the nurse in it formed.
Palavra-chave: Keywords:
Enfermagem, Doenças, História Nursing, Diseases, History

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